Tamanho do texto

Mais de 270 mil estudantes vão participar do exame nos dias 3 e 4 de dezembro; saiba o que muda, como consultar o local da prova e o que levar

Mais de 270 mil alunos terão que fazer a prova do Enem neste sábado e domingo, 3 e 4 de dezembro
Marcello Casal/Agência Brasil
Mais de 270 mil alunos terão que fazer a prova do Enem neste sábado e domingo, 3 e 4 de dezembro

Por causa das mais de 400 escolas ocupadas durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no começo de novembro, 273.521 alunos do País terão de  fazer a prova neste sábado e domingo, 3 e 4 de dezembro

No entanto, apesar de ser véspera da prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), pouco mais da metade dos alunos sequer acessou seu cartão de informação para verificar o endereço da prova. Se você está no grupo das pessoas que vão fazer a prova nesta segunda aplicação e quer se preparar da melhor maneira possível, poderá tirar as principais dúvidas do  Enem com algumas dicas valiosas reunidas pela startup de educação à distância, Stoodi e super aprovadas pelo iG . Veja:

1) Como sei onde será o local da prova?

O Inep enviou uma mensagem no e-mail e celular de todos os inscritos que vão precisar fazer a prova nessa segunda data, informando sobre a atualização do Cartão de Confirmação, que mostra o novo local do exame de cada estudante, entre outras informações.

Você pode conferir em sua caixa de mensagens e é seguro que encontrará o local aonde deverá ir neste fim de semana. Vale lembrar que o Inep reenviou as mensagens a cada três dias, reiterando a necessidade de se conferir com antecedência esses dados e, se possível, visitar o local da prova antes.

Nos dias 3 e 4 de dezembro os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, pelo horário de Brasília.

O cartão de confirmação pode ser conferido no site do Enem , informando CPF e senha do aluno. Caso você tenha perdido sua senha, a recuperação deverá ser feita no app do Enem ou pela internet .

2) O que devo levar no dia?

De acordo com a organização do Enem, o participante deve apresentar um documento original com foto válido e caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente. Atenção a este detalhe, já que é proibido usar qualquer outra cor de caneta - já que isso inviabilizará as respostas no gabarito, que é corrigido por um computador.

LEIA MAIS:  Melhor aluno do Enem 2015 e professores dão dicas de estudo para a reta final

Segundo o Inep, não é obrigatório (porém, altamente recomendável) levar o Cartão de Confirmação, que contém número de inscrição, data, local e horário do Exame, indicação de eventuais necessidades de atendimento médico, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso).

3) A nova aplicação acontecerá em todos os Estados?

Só não haverá a segunda aplicação de prova no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Com 72 mil alunos que não puderam fazer a prova em novembro, Minas Gerais é o Estado em que mais pessoas farão o exame neste final de semana, seguidos por Paraná, com 46 mil, Bahia, 37 mil e Espírito Santo, onde a nova prova será aplicada para 23 mil estudantes.

Entre as regiões do País, o maior número de estudantes que vai fazer a segunda prova está concentrado no sudeste (com 40% dos alunos), seguido do Nordeste, com 32%.

LEIA MAIS:  Simulados são alternativa para aluno treinar agilidade antes do Enem

4) A nova prova será mais fácil ou mais difícil que a primeira?

De acordo com o Inep, o modelo de Teoria de Resposta ao Item – sistema pelo qual a prova do Enem é elaborada – garante a isonomia de dificuldade entre a prova aplicada neste fim de semana e a do começo de novembro, oferecendo a 100% dos candidatos a mesma chance de sucesso.

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.