Tamanho do texto

Mais de 130 mil devem fazer primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP

Mais de 130 mil estudantes devem fazer as provas para a USP e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa
Divulgação
Mais de 130 mil estudantes devem fazer as provas para a USP e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa

Já está disponível no site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) a lista de endereços dos testes da primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mais de 130 mil estudantes devem fazer as provas que serão aplicadas no próximo domingo (27).

LEIA MAIS: Número de presos que farão o Enem sobe 19,4% na comparação com 2015

As provas vão ocorrer em 104 escolas, sendo 56 na região metropolitana e 48 no interior paulista. Os portões serão abertos às 12h30 e a Fuvest, coordenadora do concurso da USP e da Santa Casa, recomenda ao candidato ir um dia antes ao local indicado para conhecer onde vai fazer o exame, evitando atrasos e problemas no dia do exame. 

Além disso, o candidato terá de calcular bem o tempo que vai levar para chegar ao local da prova, porque o início do exame será às 13h e “não serão admitidos retardatários”, alertou a fundação. O vestibulando só poderá deixar o local a partir das 16h.

LEIA MAIS:  Cerca de 216 mil estudantes farão o Enade neste domingo

O número total de candidatos neste ano diminuiu em relação ao vestibular do ano passado, atingindo 136.736 concorrentes ante 142.721. Eles vão disputar 8.854 vagas e a maioria das vagas (8.734) é de cursos da USP e 120 delas é do curso de medicina da Santa Casa. Entre os candidatos, 12.750 são treineiros – ou seja, vão fazer o vestibular apenas como  autoavaliação.

O que o candidato deve levar

De acordo com as regras do concurso, o vestibulando tem de apresentar um documento original de identidade com foto e deve levar caneta esferográfica com tinta azul ou preta. Está liberado o uso de borracha e de lápis, mas, neste caso, apenas para rascunho. Será permitido também o consumo de água e alimentos leves durante o exame.

Já aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação, nas dependências do prédio, estão proibidos, bem como o uso de relógios. Os concorrentes serão informados sobre o tempo que resta para finalizar a prova.

LEIA MAIS: Juiz nega pedido para anular redação do Enem

Nessa primeira fase, os vestibulandos terão que resolver, no prazo de cinco horas, 90 questões do tipo teste de múltipla escolha sobre as diversas áreas do conhecimento em torno das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio. As questões englobam o Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês. O gabarito da prova será divulgado por volta das 19h30 e o resultado sairá no dia 19 de dezembro.

As provas da segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo estão marcadas para os dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017.

* Com informações da Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.