Tamanho do texto

Alunos convocados terão de fazer o exame para conseguir colar o grau; consulta aos locais de prova deverá ser feita por meio do site do Inep

Prova do Enade será aplicada para pouco mais de 216 mil estudantes em todo o Brasil; SP é o Estado com mais inscritos
Walter Campanato/Agência Brasil - 12.11.2006
Prova do Enade será aplicada para pouco mais de 216 mil estudantes em todo o Brasil; SP é o Estado com mais inscritos

Pouco mais de 216 mil pessoas irão prestar neste domingo (20) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em todo o Brasil. A prova, que é organizada e aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) e tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos superiores no País e medir o aproveitamento dos alunos.

LEIA MAIS:  Enade será critério para acesso do aluno à pós-graduação

Participarão do Enade os concluintes dos seguintes cursos de graduação: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Todos os alunos dos cursos citados têm de prestar o exame obrigatoriamente. A participação é registrada no histórico escolar e os estudantes convocados que não comparecerem ao local de prova ficarão impedidos de colar grau. De acordo com o Inep, as áreas avaliadas são definidas conforme o ciclo trienal definido pela organização.

Provas

A prova é dividida em duas etapas, sendo uma de Formação Geral, composta por dez questões – oito de múltipla escolha e outras duas discursivas. A outra parte é a de Componentes Específicos, que possui 30 questões. Dessas, 27 são de múltipla escolha e outras três são dissertativas. O gabarito das questões objetivas deverá ser divulgado pelo Inep na próxima quarta-feira (23).

LEIA MAIS:  Congresso Nacional aprova crédito suplementar de R$ 702,5 milhões para o Fies

Ainda de acordo com o instituto, as provas serão personalizadas, com distribuição nominal dos cadernos de exercícios .

Os portões serão abertos às 12h e fechados uma hora depois. O início da prova está previsto para 13h30, enquanto o término será às 17h30. É importante que o estudante fique atento para não se atrasar, já que o horário oficial de Brasília é utilizado como padrão. Os participantes que deixarem o local de prova antes das 14h30 ficarão classificados como em situação irregular e não poderão fazer a colação de grau.

A consulta sobre os locais de prova pode ser feita neste endereço , dentro do site do Inep. O participante deve levar documento original com foto e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

Estados

Dos 216.044 estudantes que irão prestar o exame, a maioria está em São Paulo: 44.058 pessoas. Em seguida estão Minas Gerais (23.462), Rio de Janeiro (16.871), Paraná (13.843), Bahia (12.135) e Rio Grande do Sul (11.995). As Unidades da Federação com menos inscritos são Roraima (615) e Amapá (805).

Enem

O Inep divulgou nesta sexta-feira (18) que os gastos com a remarcação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) para cerca de 271 mil pessoas em todo o Brasil ficarão em aproximadamente R$ 10,5 milhões.

A remarcação para esse grupo – que irá prestar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro – foi feita em razão das ocupações em diversas escolas brasileiras por grupos de manifestantes  que se opõem a medidas anunciadas pelo governo na área da educação. O Inep, que também organiza o Enade, irá divulgar a lista com os novos locais de prova na próxima terça-feira (22).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.