Tamanho do texto

Para brasileiro conseguir vaga, é preciso ser fluente em inglês, ter excelência acadêmica e ser aceito para a 1ª opção de curso que escolher na instituição

Nos últimos anos, o governo da Suécia vem investindo em bolsas de estudo para atrair estudantes estrangeiros
Shuttersock
Nos últimos anos, o governo da Suécia vem investindo em bolsas de estudo para atrair estudantes estrangeiros

A universidade pública de Uppsala, na Suécia, oferece mais de 800 cursos e 50 programas de mestrado em inglês. Como apenas suecos e moradores da União Europeia têm direito a estudar de graça, nos últimos anos o governo vem investindo em bolsas de estudo para atrair estudantes estrangeiros.

LEIA MAIS:  Após polêmica com redação, Inep critica: "tentativa de tumultuar Enem"

Até 20 de janeiro de 2017, aqueles que pensam em estudar fora e sonham com a Suécia podem tentar conseguir uma bolsa integral, que cobre todos os custos de anuidade do curso de mestrado. A lista completa das áreas de estudo e especializações pode ser conferida na seção “Admissions”/” Master’s Programmes” do site da universidade.

Brasileiros podem se candidatar a duas bolsas: Upsala University President's Club Scholarship e a Uppsala University IPK Scholarship. É preciso ser fluente em inglês, ter excelência acadêmica e ser aceito para a primeira opção de curso na instituição. Além disso, há uma taxa para realizar a candidatura.

LEIA MAIS:  Congresso tem 3 dias para decidir se faculdades continuam a pagar taxa do Fies

Inscrições

A candidatura para os programas já estão ocorrendo desde 17 de outubro e vão até 16 de janeiro de 2017 na plataforma University Admissions. Já as inscrições para as bolsas começam em 1º de dezembro e continuam até 17 de janeiro do ano que vem.

Além de atender a todos os requisitos do programa, o candidato também precisa criar uma conta na plataforma University Admissions. Em seguida, a pessoa pode se inscrever nos programas de mestrado e coloca-los em ordem de preferência.

LEIA MAIS:  Para bater meta, Brasil deve investir mais R$225 bilhões em educação

Em primeiro, vem o programa que mais interessa ao estudante. Em segundo, aquele que gostaria de fazer caso não seja admitido na segunda escolha. E assim, consecutivamente até uma quarta opção. Entretanto, para um brasileiro conseguir a bolsa é preciso ser aceito na primeira opção.

As aulas na Suécia vão ter início em agosto. No site da instituição é possível encontrar mais informações sobre todas as etapas. A Universidade de Uppsala fica a 70 km ao norte de Estocolmo, capital do país nórdico. Ela foi fundada em 1477, sendo a mais antiga na Escandinávia, tem mais de 23 mil estudantes e fica próxima ao centro histórico da quarta maior cidade sueca.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.