Tamanho do texto

Grupo tomou a sede da instituição na quinta-feira (3); manifestantes também protestam contra a reforma do Ensino Médio e ao projeto Escola sem Partido

Estudantes protestam contra a PEC dos Gastos e a reforma do Ensino Médio, além de rejeitar o projeto
TV Globo/Reprodução
Estudantes protestam contra a PEC dos Gastos e a reforma do Ensino Médio, além de rejeitar o projeto "Escola sem Partido"


Cerca de 70 estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) estão ocupando o prédio da reitoria da instituição desde a noite da última quinta-feira (3). O grupo protesta contra a PEC do Teto de Gastos, a reforma do Ensino Médio e o projeto "Escola sem Partido".

LEIA MAIS:  Sobe para 240 mil o número de alunos que terão Enem adiado

Um estudante da instituição, que preferiu não se identificar, explica que a decisão de ocupar somente a reitoria se deu pelo fato de as outras áreas da universidade serem locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ).

“Tudo isso foi muito bem pensado e estruturado para que não afetasse nesse ponto. Estamos lutando justamente contra essa série de desmandos que enfraquecem nossa educação, então qual seria a coerência de atrapalhar estudantes que estão buscando um futuro melhor? A nossa luta é justamente por melhorias. Nenhum estudante será prejudicado pela ocupação”, garantiu.

LEIA MAIS:  Com ocupações, Inep decide adiar prova do Enem para jovens e adultos presos

Alguns alunos da instituição se posicionaram contra a ocupação. “Essa articulação de quem não quer a ocupação soa mais como falta de entendimento acerca das nossas motivações do que discordância, pois quando realizamos as assembleias nenhum presente se mostrou contra", afirma o estudante. 

Cancelamento do exame por conta de ocupações em diversas instituições no Brasil afetou em torno de 240 mil alunos
Wilson Dias/ Agência Brasil - 07.10.2016
Cancelamento do exame por conta de ocupações em diversas instituições no Brasil afetou em torno de 240 mil alunos


Nova data

Mais de 240 mil estudantes terão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  adiado devido a ocupações em 364 locais de prova. O número foi atualizado nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC) em coletiva de imprensa. Clique neste link  para conferir a lista de locais em que a prova será cancelada neste final de semana (5 e 6).

LEIA MAIS:  Professores apontam possíveis temas para a redação do Enem e dão dicas

A lista foi ampliada para incluir locais que foram ocupados após a divulgação da primeira lista pelo Inep, na última terça-feira (1º). Esses estudantes farão as provas do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro e serão informados do adiamento por SMS.

* Com informações da Agência Brasil 

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.