Tamanho do texto

Local do exame deste fim de semana (5 e 6) está no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado pela Página do Participante na internet

Recomendação é que os estudantes conheçam o caminho e, se possível, façam o trajeto até o local de prova do Enem
Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil
Recomendação é que os estudantes conheçam o caminho e, se possível, façam o trajeto até o local de prova do Enem

A um dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , mais de 1,5 milhão dos 8,6 milhões de candidatos inscritos ainda não se informaram sobre onde farão as provas. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 7.089.655 tinham acessado o Cartão de Confirmação de Inscrição até esta sexta-feira (4).

As provas serão aplicadas no sábado (5) e no domingo (6) em mais de 1,6 mil municípios.  O local de prova pode ser acessado pela Página do Participante ou pelo aplicativo Enem 2016. A verificação é de responsabilidade dos inscritos, mas o Inep envia SMS e e-mail para quem ainda não o acessou.

A recomendação é para que os estudantes conheçam o caminho e, se possível, façam o trajeto até o local de prova antes do dia do exame para evitar atrasos no dia. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os participantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

LEIA MAIS: Professores apontam possíveis temas para a redação do Enem e dão dicas

A apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas ele traz importantes informações como o número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Ocupações

Devido a ocupação de alunos secundaristas em 364 locais de aplicação do Enem, mais de 240 mil estudantes terão a prova adiada . O número foi atualizado nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC) em coletiva de imprensa.

A lista foi ampliada para incluir locais que foram ocupados após a divulgação da primeira lista pelo Inep, na última terça-feira (1º). Esses estudantes farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro  e serão informados do adiamento por SMS. O MEC também corrigiu a lista de locais ocupados e dez escolas que haviam sido dadas como ocupadas terão prova normalmente neste fim de semana.

O MEC estabeleceu o prazo para a desocupação até as 23h59 da última segunda-feira (31). Mesmo que os locais tenham sido desocupados depois desse prazo, o exame será remarcado. Segundo o Inep, para a nova data, serão definidos novos locais de prova. O teste aplicado em dezembro, de acordo com o Inep, terá o mesmo modelo e nível de dificuldade do Enem deste fim de semana, mas com questões diferentes.

* Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: Enem Fies
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.