Tamanho do texto

Especialistas recomendam que alunos pratiquem a resolução das questões e dão dicas para não se atrapalhar com o relógio na hora de fazer o exame

Simulado do Enem é uma alternativa para conhecer a prova e acostumar-se com o modelo das questões do exame
Agência Brasil
Simulado do Enem é uma alternativa para conhecer a prova e acostumar-se com o modelo das questões do exame

Três minutos. Esse é o tempo médio que os estudantes de todo o Brasil terão para responder a cada uma das 180 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 5 e 6 de novembro. No domingo (6), por conta da redação, eles ainda terão um bônus de uma hora para fazer um texto dissertativo argumentativo. Mas não precisa ficar ansioso.

O iG ouviu especialistas que dão dicas de como aproveitar os simulados, principalmente, para treinar o tempo, além de sugerir estratégias para  responder às questões  do Enem no dia da prova. A unanimidade entre eles é: procure responder a tudo que for mais fácil primeiro e deixe as mais difíceis para o final.

Faltando apenas dois dias, apostar em testes online é uma alternativa para conhecer a prova, acostumar-se com o modelo das questões e até mesmo tentar rever alguns conteúdos. "Não tem como rever tudo, agora. Mas, pelo simulado, dá pra ter noção de quais são as matérias que caem mais e olhar resumos, fazer uma revisão e alguns exercícios a mais para relembrar o tema", explica o coordenador do curso Poliedro, Vinicius de Carvalho Haidar.

Para a coordenadora pedagógica do Objetivo, Vera Lucia da Costa Antunes, é fundamental para quem nunca teve nenhum contato com a prova do Enem tentar fazer ao menos a prova aplicada no ano passado. 

Vera afirma que é preciso aprender a controlar o tempo, por isso o aluno deve responder todo o simulado com cuidado, procurar um lugar tranquilo e não interromper o questionário. "Tem que fazer como se fosse no dia da prova mesmo, para treinar o poder de concentração."

LEIA MAIS:  Pais que criticam a escolha da faculdade podem prejudicar o candidato

O teste online também é importante para o autoconhecimento do aluno. Segundo o coordenador geral do curso Etapa, Marcelo Dias Carvalho, os simulados dão uma noção de como o aluno irá se portar ao longo dos dois dias de exame. "Essa última semana é ideal para definir estratégias. Principalmente, para testar a velocidade e lapidar o tempo de prova", diz Carvalho.

Os três minutos, em média, para as questões servem para ler, responder, e assinalar a alternativa no cartão resposta
Suami Dias/ GOVBA - 25.07.2016
Os três minutos, em média, para as questões servem para ler, responder, e assinalar a alternativa no cartão resposta

O educador também considera necessário verificar quais questões o aluno errou. "Esses simulados online sempre têm um relatório que mostra o que o aluno precisa melhorar e então ele pode canalizar esforços para esses pontos", explica Carvalho, que ressalta ainda que nessa reta final "vale muito mais o treino, do que o resultado". 

É difícil, pula

A coordenadora pedagógica do cursinho da Poli, Alessandra Venturi, explica que os três minutos, em média, servem para ler, responder às questões e assinalar a alternativa no cartão de resposta. "O vestibular é uma maratona de 10 horas, e ainda o que a gente sente é que os vestibulandos não estão acostumados a trabalhar e administrar o tempo", conta Alessandra.

Segundo ela, é importante perceber se o aluno está demorando muito numa questão. "Tem que pular e ir para a próxima."

A dica é compartilhada também pelo coordenador do curso Poliedro. "O aluno tem que se concentrar em achar as questões mais fáceis da prova", afirma Haidar.

Onde fazer

Simulado iG : os simulados estão divididos por pacotes, cada um contendo 20 questões de diferentes assuntos. Com base no tempo que você leva para responder ao teste, o Simulado iG gera uma estimativa de quanto tempo você levaria para concluir o Enem.

Blog do Enem : o site separa os simulados por temas (Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Literatura, Gramática ou Filosofia). Quando uma questão é respondida errada, o sistema direciona o aluno a revisar o conteúdo relacionado ao tema.

AppProvas : A plataforma interativa possui diversos mecanismos para revisar o conteúdo do Enem. Os simulados e testes possuem cronômetro, para saber o tempo gasto em cada questão. O site também faz analise estatística do desempenho do aluno e compara o desempenho dele com o de outros usuários da rede. 

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.