Tamanho do texto

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta sexta-feira lista atualizada com locais em que exame será cancelado

De acordo com o MEC, candidatos afetados pelo cancelamento farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro
Elza Fiuza/Agência Brasil - 4.10.2016
De acordo com o MEC, candidatos afetados pelo cancelamento farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro


A um dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais estudantes podem ser surpreendidos com a notícia de que não farão as provas no próximo final de semana.

LEIA MAIS:  Simulados são alternativa para aluno treinar agilidade a dois dias do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgará na sexta-feira (4) uma lista atualizada com mais locais nos quais o Enem será cancelado nos próximos dias 5 e 6 de novembro devido à ocupação nas escolas. Para esses candidatos, a nova aplicação do exame deve ocorrer nos dias 3 e 4 de dezembro.

O MEC estabeleceu o prazo para as desocupações deixarem o local até as 23h59 da última segunda-feira (31). Os locais desocupados depois dessa data também terão o Enem remarcado. Os inscritos afetados serão informados por SMS.

LEIA MAIS:  Enem: pais que criticam a escolha da faculdade podem prejudicar o candidato

Estudantes que participam das ocupações chegaram a pedir a transferência dos locais de prova, a exemplo do que foi feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais para o segundo turno da eleição no último domingo (30).

Cancelamento do exame por conta de ocupações em diversas instituições no Brasil afetou em torno de 190 mil alunos
Wilson Dias/ Agência Brasil - 07.10.2016
Cancelamento do exame por conta de ocupações em diversas instituições no Brasil afetou em torno de 190 mil alunos


Local de prova

Os candidatos podem acessar o local de prova na página oficial ou pelo aplicativo do Enem. O cartão de confirmação do estudante também traz o número de inscrição, a opção de língua estrangeira e, quando solicitado, a indicação de atendimento especial e específico e a solicitação de certificado do ensino médio.

O cartão de confirmação está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. De acordo com o Inep, responsável pelo exame, 5,2 milhões dos mais de 8,6 milhões de candidatos já sabem onde farão as provas. 

LEIA MAIS:  Ocupações em escolas obrigam MEC a adiar prova do Enem para 191 mil inscritos

O Inep faz uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou as informações. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto com antecedência para evitar atrasos no dia da prova.

*Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.