Tamanho do texto

Candidatos tem até as 21h30 (horário de Brasília) para quitar o boleto de R$ 68; provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro

Então ministro da Educação, Aloizio Mercadante apresentou plataforma de estudos Hora do Enem
Wilson Dias/Agência Brasil
Então ministro da Educação, Aloizio Mercadante apresentou plataforma de estudos Hora do Enem


O prazo para o pagamento da taxa de inscrição Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerra nesta quarta-feira (25). Os candidatos tem até as 21h30 (horário de Brasília) para quitar o boleto de R$ 68 e garantir a participação nas provas. Ao todo, mais de 9,2 milhões se inscreveram para as provas e, desses, cerca de 2,7 milhões devem pagar a taxa.

Os demais são estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicos e candidatos de baixa renda – que sinalizaram essa condição durante a inscrição –, e, portanto, estão isentos. Até o ano passado, o pagamento só podia ser feito em agências do Banco Central, mas, a partir da edição atual, fica autorizado em qualquer agência bancária, dos Correios ou casas lotéricas,

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é pré-requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Estudos

A plataforma Hora do Enem disponibiliza gratuitamente um plano de estudos individual para quem quer se preparar para o exame. O estudante faz um cadastro, no qual preenche o curso que pretende cursar. O site também permite ao candidato participar de simulados nacionais, além de ter acesso ao Mecflix, portal com mais de 1,2 mil videoaulas.

    Leia tudo sobre: Enem