Ação na Justiça foi impenetrada por uso indevido de imagem da estudante Isadora Faber no horário eleitoral gratuito
A família da estudante de 13 anos nacionalmente conhecida por denunciar, através da página “Diário de Classe”, no Facebook, problemas estruturais e administrativos na Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, de Florianópolis, entrou na Justiça pelo uso indevido da imagem da adolescente. O alvo é o PSD, partido do candidato à Prefeitura de Florianópolis, Cezar Souza Júnior, que mostrou Isadora Faber no horário eleitoral gratuito do primeiro turno das eleições municipais.
Sucesso na rede: Aluna de 13 anos usa Facebook para denunciar problemas da escola
A propaganda política do candidato de oposição valeu-se da repercussão negativa que a Secretaria de Educação local da atual gestão (do prefeito Dário Berger, do PMDB) adquiriu por conta das denúncias de Isadora.

Em texto publicado no Facebook, no entanto, Isadora afirma que não concedeu autorização para nenhum partido para utilização de sua imagem. Ela explica que a equipe do candidato entrou em contato pedindo autorização para a utilização de sua imagem, mas o pedido foi negado.
Mobilização: Estudante é escolhida para participar de campanha do Facebook
”Quero dizer que este candidato e seu partido estão sendo processados pela minha família. Acho que atitudes como essa demonstram bem o caráter (ou falta de caráter) desse candidato”, afirma a estudante, em publicação postada no site na quarta-feira, 25 de outubro.
A mãe de Isadora, Mel Faber conta que a família foi procurada pela equipe do candidato em pelo menos três diferentes ocasiões. “Ligaram pedindo autorização e a resposta foi taxativa: não!” Ela afirma que a abertura de um processo jurídico se deu por conta disso. “Fomos bem claros, não queríamos que a Isadora e a página do Diário de Classe ficassem ligados a partidos políticos e eles mesmo assim usaram nossa imagem”.
Leia também: Críticas a escolas unem blogueiras mirins de Brasil e Escócia
A família, agora, aguarda o desfecho da ação. “Eles tomaram a atitude do tipo ‘vale a pena pagar o preço’, para eles é pouco”, afirma Faber.
Procurada pela reportagem do iG, a assessoria de imprensa da coligação Por uma Cidade Mais Humana, pela qual concorre à prefeitura de Florianópolis o candidato Cezar Souza Júnior, não respondeu às perguntas.
(por André Carvalho)