Dino

Seja o ralo na cozinha, de áreas externas, no box do banheiro ou vaso sanitário, entupimentos são comuns e trazem inúmeros transtornos; entupimentos podem oferecer, inclusive, riscos à saúde quando não resolvidos a tempo.

Com causas diversas, a prevenção é sempre a melhor solução para evitar entupimentos. Segundo a Sabesp de SP, foram realizados mais de 60 mil desentupimentos nas redes de esgoto entre 2017 e 2018. Assim, é possível notar o quanto o problema é grave e deve ser combatido com eficiência.

No Pernambuco, a Compesa , empresa que administra o serviço de saneamento básico do estado, registrou um aumento de 17% da quantidade de lixo retirado do esgoto público. Foram 126 toneladas em 2018, enquanto em 2017 haviam sido 106.

Os números impressionam e mostram que não é apenas o poder público que precisa se responsabilizar pelo saneamento básico, mas a população possui sua parcela de culpa, mudando os hábitos para que entupimentos residenciais se tornem mais raros e os serviços nesse aspecto sejam de melhor qualidade.

Desentupidoras oferecem serviços de qualidade e com tecnologia para eliminar o problema de entupimentos, revelando as medidas mais eficazes para prevenção e combate de entupimentos residenciais. 

Por que acontecem entupimentos de esgoto

Entupimentos na maioria dos casos, acontecem por causa de lixo descartado nas tubulações, hábito incorreto e que dá sinais rápidos de problemas como mau cheiro e água que não escoa com facilidade. 

Entupimentos podem ser superficiais e com fácil solução, inclusive, pelo proprietário do imóvel. Os entupimentos intermediários necessitam de atenção, pois podem ocasionar complexidades na  rede geral de esgoto .

Restos de alimentos, fios de cabelo e de fio dental, além de papel higiênico e óleo de cozinha usado, são os detritos mais comuns encontrados em tubulações de esgoto obstruídas.  

Outra causa de entupimentos de esgoto e que acontece em  regiões acometidas por enchentes, são os alagamentos das tubulações e lixo trazido de outros lugares, sendo necessário  o auxílio de uma desentupidora competente para resolver a situação.

Soda Cáustica: o barato que sai caro

O Brasileiro tem o costume de usar muito o Hidróxido de sódio, conhecido como Soda Cáustica para fazer desentupimentos, já que o produto é altamente corrosivo. 

Barato e encontrado facilmente em qualquer supermercado, a Soda Cáustica pode ajudar em entupimentos leves, mas quanto mais complexo o problema, mais a Soda atrapalha e pode agravar o entupimento.

A princípio, a Soda ajuda a dissolver detritos que obstruem a passagem da água, mas a Soda não pode ser usada em grande quantidade e várias vezes em um espaço curto de tempo, pois o uso recorrente pode danificar os canos.

Outro problema é usar a Soda Cáustica com água, um erro comum e que causa sérios danos as tubulações. Os canos de PVC suportam temperaturas de até 40 graus e, no uso da Soda com água, existe uma reação química que faz com que a temperatura ultrapasse os 100 graus, danificando permanentemente as tubulações afetadas.

Você viu?

Em contato com óleo de cozinha usado e impregnado nas tubulações, a soda cáustica se solidifica e torna a passagem da água ainda mais difícil, sendo que em muitos casos, pode causar obstrução total. 

Além de todos esses agravantes, a Soda Cáustica oferece riscos à saúde. Por seu poder corrosivo, pode causar desde irritação na pele até queimaduras de terceiro grau. Se ingerida, a Soda pode causar problemas permanentes na região gastrointestinal e, em muitos casos, levar à morte. 

Como evitar entupimentos com mudança de hábitos

Um estudo feito em 2013 pela empresa que administra o sistema de saneamento de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba, mostrou que 69% da população possuía acesso a rede de esgoto , porém, só no mês de maio, houveram 280 notificações de desentupimento. 

Em cidades maiores, como São Paulo, os desentupimentos mensais chegam a 2,6 mil desobstruções, uma média de 86 por dia . Números preocupantes e desanimadores, mas que podem ser mudados com ações simples. 

Por exemplo, uma lixeira pequena e com tampa na cozinha garante que todo lixo e sobras de alimentos sejam descartados da maneira certa, ao invés do ralo da pia.

No caso de residências com Caixa de Gordura- dispositivo que, quando instalado na saída do cano do esgoto da pia da cozinha, recebe todo lixo e óleo usado, sem entrar em contato direto com a água do esgoto- para ter eficácia, é preciso que seja feita a limpeza da caixa com regularidade. 

Outra dica é não descartar absorventes ou papéis higiênicos dentro do vaso sanitário. Este hábito compromete as tubulações, já que o sistema de esgoto brasileiro não comporta e nem possui um sistema de tratamento do esgoto amplo e eficiente tecnologicamente para processar esse tipo de lixo.

Para entupimentos superficiais, algumas atitudes caseiras podem ajudar como a utilização de bicarbonato de sódio, água quente, sal e vinagre, que ao ser colocada em ralos da cozinha por exemplo, ajuda a manter o ralo limpo e desobstruído. 

Para retirar fios de cabelo, restos de sabonete ou fio dental, a utilização de um arame com a ponta em anzol é o suficiente. Para desobstruir vaso sanitário que tenha entupimento por papel, por exemplo, o uso de uma mangueira com boa pressão ajuda a mover o detrito e eliminá-lo.  

Como a tecnologia resolve entupimentos residenciais

Entupimentos com obstruções completas que geram mau cheiro, o retorno de dejetos e detritos, além de riscos à saúde dos moradores, precisam do auxílio profissional de uma desentupidora São Paulo para solucionar o problema.

A Desentupidora São Paulo oferece serviços como o  hidrojateamento de esgoto,  que desobstrui os encanamentos com máxima eficiência e limpeza, através de água em alta pressão que limpa e libera por completo as tubulações.

Além disso, desentupidora São Paulo oferece serviços diversos com equipamentos automatizados que agilizam os processos com melhores resultados a longo prazo. 

Experiência e qualificação em desentupimentos rápidos para tubulações de esgoto, ralos e vasos sanitários, com serviço de qualidade, preço acessível e segurança para as famílias. 


Website: https://desentupidoranobairro.com/

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!