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A pandemia do coronavírus serviu como um catalisador para o crescimento do marketing digital. Com a mobilidade urbana reduzida, muitos empreendedores passaram a dedicar seus esforços para migrar seus negócios do mundo analógico para o on-line. As redes sociais deixaram de ser unicamente um modo de expor a vida pessoal para os outros e se solidificou como uma arma para divulgar o trabalho de autônomos e empresários.

O Instagram se transformou na plataforma preferida para impulsionar os negócios. Apesar do crescimento do interesse, os especialistas em marketing digital avaliam que o potencial dessa rede social ainda não é utilizado em sua totalidade pelos mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo, sendo 69,9 milhões deles brasileiros. Motorizado pela nova realidade mundial, o Insta teve crescimento de 5%, segundo dados divulgados pela própria plataforma no primeiro semestre de 2020.

“Nunca foi tão simples ter um negócio de forma tão fácil e com pouco investimento. Não importa se você é empresário, autônomo, produtor, afiliado ou influenciador, ter uma presença digital se tornou uma obrigatoriedade”, analisa o publicitário Alvaro Prado, 25.

Especialista em marketing digital, ele surge como uma das novas vozes da criação de conteúdo nos meios virtuais. Sua conta (@alvaroprs) tem mais de 400 mil seguidores. Nela, Alvaro apresenta dicas sobre empreendedorismo para quem quer entrar nos negócios on-line e aumentar o seu alcance nas redes sociais.

Nas postagens, sempre com títulos instigantes, o publicitário aborda os mais variados temas para seus seguidores fomentarem as suas contas. Frases motivacionais aparecem como incentivo para alertar sobre dificuldades e a importância da persistência para atingir metas.

Método para atrair clientes

A falta de conhecimento para explorar o alcance das redes sociais faz com que aqueles que investem para ter uma nova fonte de renda percam tempo, energia e dinheiro. A pressa para publicar postagens é vista como uma das grandes armadilhas para os iniciantes. Começar, segundo Alvaro, é sempre a parte mais difícil do processo.

A principal razão para o desperdício desse espaço virtual está na qualidade das postagens. Muitas acabam sendo mal feitas e não atingem o público-alvo. Alguns empreendedores ainda enxergam o Instagram apenas como um complemento para o seu trabalho e não como uma importante ferramenta de divulgação.

Para atrair seguidores e transformá-los em clientes, Alvaro criou o método A.R.C., acróstico para atrair, relacionar e converter. Essa estratégia permite que em três passos seja possível crescer de maneira rápida e sustentável nas plataformas digitais. A base do crescimento está em criar publicações interessantes, visualmente atrativas e com um conteúdo capaz de agregar valor ao seguidor.

“Estamos antecipando uma mudança cultural e mental em cinco anos por causa da pandemia. Isso explica o fato de os brasileiros aumentarem o consumo de produtos e serviços pela internet em 71% desde o início da pandemia”, enfatiza.

A metodologia aplica, em um primeiro momento, técnicas de redação publicitária, design e comportamento humano para atrair a atenção. Após fisgar o usuário, o passo seguinte é desenvolver essa relação para que o novo seguidor vire um admirador do conteúdo publicado. Esse laço criará confiança no profissional, no produto divulgado ou no serviço prestado.

Essa mutação de seguidor para admirador acontece através de postagens constantes de conteúdo relevante. Para finalizar as etapas do A.R.C, são desenvolvidas abordagens de persuasão para finalizar a venda, concluindo a transformação do seguidor em cliente.

Veia empreendedora vem desde a adolescência

No projeto Partiu Viver, Alvaro criou dois cursos para empreendedores entenderem o alcance das redes sociais. Um deles traz orientações para o usuário deixar o feed mais profissional. São cinco módulos mais quatro módulos bônus, onde são apresentadas dicas básicas sobre como desenvolver a conta até aspectos mais específicos do marketing digital.

O outro curso é o Insta que Vende. Nele o objetivo é ensinar técnicas para aumentar o faturamento através de postagens no Instagram. São mais de 25 aulas em que Alvaro apresenta passo a passo como colocar em prática o método A.R.C. Ele aponta que identificar um nicho ainda pouco explorado é a melhor forma de alavancar um negócio no universo on-line.

“Tenho prazer em apreender a melhor maneira de usar as redes sociais para que as pessoas consigam monetizar suas paixões e os seus negócios”, ressalta.

A história dele no mundo digital começou ainda na época em que o Orkut e o MSN, espécies de pais do Facebook e WhatsApp, respectivamente, eram populares. Ainda um adolescente, ele descobriu um jeito para os personagens de um jogo ficarem fortes de maneira mais rápida. Depois desse exercício de “hipertrofia”, ele vendia os personagens para outros jogadores.

Mais de uma década depois de sua primeira experiência, ele olha para o passado e analisa como a indústria do marketing digital evoluiu e como o investimento para entrar nesse mercado é pequeno. “Vivo um sonho. Nunca foi tão simples ter um negócio de forma tão fácil e com pouco investimento. Nunca pensei que seria tão feliz apenas com um celular e um computador”, explica.



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