Foi sob uma atmosfera eletrizante que os participantes do Digitalks Expo 23 mostraram sua empolgação na manhã desta quinta-feira (24), logo na abertura dos portões do congresso - que novamente se deu por volta das 7h. Movidos pela energia inerente ao evento, cerca de 9 mil entusiastas e profissionais reuniram-se para mais um dia repleto de aprendizado, networking e imersão sobre as últimas tendências do universo digital.
E este segundo dia trouxe uma programação igualmente cativante . O primeiro painel, que teve início às 9h30, foi comandado por Marcelo Rouco, CEO da DALE.ag, consultor e especialista em Pitchs. A discussão promoveu insights sobre os desafios e oportunidades da experiência digital, ressaltando a importância da adaptação constante em um ambiente em constante evolução.
Logo em seguida, uma série de painéis simultâneos se iniciaram, com nomes influentes do mundo digital partilhando seus conhecimentos. Cristiano Kruel, da Startse; Paulo Centenaro, da ABRADi; Amanda Versus, da Versus Experience; Marco Soraggi, da CX Software; e Paulo Schiavon, da CitrusAD, figuraram entre os palestrantes que abordaram tópicos abrangentes, desde inovação empresarial até estratégias de marketing avançadas.
Já Giovanna Cartapatti, da 3C Gaming e Henrique Nunes, da The Heineken Company estiveram à frente do painel "Case Heineken e como marcas não-endêmicas podem dialogar com a comunidade gamer". Eles apresentaram dados da PGB para contextualizar as ações e explicar o porquê da Heineken ter entrado para o mercado gamer. Ao longo da palestra, foi dividido com o público o roteiro que a Heineken criou para entrar no segmento, com ações como a criação do Player 0.0 (uma competição); patrocínio de campeonatos como CBLOL e a elaboração de um filme promocional com gamers consumindo Heineken.
Um dos pontos altos da manhã foi o Painel "SBT News: a experiência multiplataforma do jornalismo SBT". A discussão reuniu nomes proeminentes associados à emissora de televisão, como Debora Bergamasco, Marcelo Torres, Marcelo Casagrande e Rodrigo Hornhardr. Os participantes compartilharam insights sobre a transformação do jornalismo em um cenário digital em constante evolução, explorando a experiência multiplataforma que o SBT tem proporcionado ao seu modelo de negócios.
Outra palestra bastante aguardada, "O futuro dos creators é o empreendedorismo", foi conduzida por Monique Evelle, jornalista, empresária e “shark” do programa Shark Tank Brasil. A apresentação focou na vitalidade da criação de conteúdo, criatividade e empreendedorismo no campo dos criadores de conteúdo. Eu sua fala, Evelle compartilhou que "o futuro dos creators é o empreendedorismo. É preciso parar de apenas assistir outros creators e ver a importância, sem preconceitos, com relação ao empreendedorismo. É preciso ter menos barreiras".
Mas o sucesso de público na parte da manhã ficou mesmo na conta da palestra "Decodificando a efetividade criativa da Ambev e suas marcas", ministrada por Daniel Wakswaser, VP de marketing da companhia. Ele começou apresentando os três pilares da empresa, sendo o "Sonho", a "Cultura Criativa" e o "Processo". Segundo o especialista, o sucesso das marcas que fazem parte da Ambev se dá pela criatividade das pessoas que compõem os times, com cultura, processos e valores bem definidos. "O começo de toda jornada tem que ter um sonho meio maluco. É preciso sair da zona de conforto para você mesmo rir das suas ideais. É preciso autonomia e autoalinhamento”, explicou.
Mostrando os cases dentro da Ambev, Daniel apresentou para o público do Digitalks a Academia de Marketing interta criada pela empresa de bebidas. Ainda segundo ele, a marca acredita que a criatividade pode ser ensinada e aprendida e que tudo o que é posto em prática, recebe nota. "E a gente erra muito mais, mas não tem como. Para a gente ser criativo e criar algo novo, a gente vai errar para acertar. Não dá para querer criar algo novo sem erro, na zona de conforto, e a nota um está mais perto do dez do que a nota cinco, por exemplo.
Período da tarde
O período da tarde deste segundo dia do Digitalks Expo começou com um painel de peso voltado para quem faz negócio pelas redes sociais. Sob o tema "Entretenimento que gera resultados", as representantes do TikTok Brasil Paula Gonçalves e Thabata Pequena subiram ao palco para compartilharem suas experiências à frente de um dos principais aplicativos de vídeos curtos do país e do mundo. Só para se ter ideia, segundo as Menagers do TikTok, o App hoje possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. E com tamanha audiência, algumas informações sobre a captura de anunciantes e estratégias para o crescimento de marcas dentro da plataforma foram compartilhadas com os participantes da palestra.
Dentre os conselhos, Paula e Thabata ressaltaram a importância de sempre estar atento à forma como a comunidade se comporta, ditando tendências. Também pontuaram que é preciso investir em conteúdos de relevância para capturar o usuário nos 6 primeiros segundos de qualquer conteúdo - pois esse é o tempo médio para prender ou não a atenção da audiência, além de ter uma conta de anúncios ativa na plataforma, com ferramentas específicas para empresas.
Enquanto isso, em um painel próximo, o influenciador digital e atleta profissional de games Nobru, comentava sobre como o compartilhamento da sua prática de e-sports engajou sua comunidade digital, principalmente a partir do período da pandemia. Ele relembrou um pouco da sua trajetória, da saída do subúrbio até o sucesso como empresário.
"Eu era do Capão Redondo e consegui sair da ‘quebrada’. Por isso a inclusão de games nas comunidades é uma das minhas metas, e por isso o Instituto Fluxo foi criado, para ajudar outras pessoas. Quando eu comecei, jogava no celular do meu pai, nem celular eu tinha. E hoje, com 22 anos, consegui ter uma empresa com mais de 200 funcionários e sou o campeão brasileiro e mundial de FreeFire, contou o gamer.
Já a partir das 14h30 o mundo da moda tomou conta de outro painel do Digitalks. Falando sobre os "Desafios do fashion online", representantes das marcas Hubo Boss, LV Store, Lela Brandão Co. e Joy Alano Gestão e Consultoria Comercial tiveram uma troca genuína com o público. Entre os insights, dicas de como usar as tendências e as redes sociais em benefício do empreendedor foram dadas, como apostas em tendências e em embaixadores para as marcas.
Outras palestras que merecem destaque foram "A força do e-mail e automação do marketing," ministrada por Daniel dos Reis; e o painel "CX: o porquê da transformação", onde profissionais renomados como Renata Guilherme Freitas e Rogério Domingo, da Actionline; Caroline Campos, do Mercado Livre; e Lucas Baranzelli do Fogdog, exploraram a importância da experiência do cliente em um cenário em constante mudança.
Ainda nesta quinta-feira (24), antes do happy hour de encerramento com os participantes do evento, a VP de marketing e vendas Juliana Cury comanda a palestra Burger King e Netflix no stranger menu: como transformar ficção em brand experience”, uma das mais esperadas do turno vespertino. Ao todo, durante esses dois dias de Digitalks Expo 23 , 170 palestrantes subiram ao palco para fomentar a troca de conhecimento.