¿Por muito tempo houve apenas uma opção na TV. Agora não¿, diz especialista
É mérito da Record ter dobrado de audiência neste novo século, mas na opinião de Eugênio Bucci, professor de jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o crescimento está vinculado a um valor essencial à sociedade: opção. “Por muito tempo houve apenas uma alternativa com maior estrutura tecnológica e condições de produção, recursos. O Brasil tinha um nome só. A Record, independente da qualidade estética, soube se apresentar como uma segunda rede de grande porte”, afirma.
Para Bucci, a relação com a Igreja Universal do Reino de Deus está mais relacionada a esse fator – estrutura interna, com aporte de recursos – do que propriamente com o público, tanto que a programação própria não tem apelo religioso, pelo contrário: a estética de Record é nitidamente inspirada na fórmula consagrada da concorrente, nas novelas, nos telejornais, na grade horizontal. “É uma rede comercial espelhada na Globo, uma espécie de Globo B”, sentencia.