Álbum lançado em 1986 vai ser tocado na íntegra em apresentações; leia entrevista
Gravado entre março e abril de 1986 no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, o disco "Cabeça Dinossauro" é um marco na carreira dos Titãs. Entre suas 13 faixas, estão canções como "AA UU", "Polícia", "Bichos Escrotos" e "Homem Primata" - músicas que se tornaram hits do rock nacional.
VEJA IMAGENS DE TODA A CARREIRA DOS TITÃS
A temporada acontecerá no Sesc Belenzinho, em São Paulo, nos dias 8, 9, 10, 14, 15, 16 e 17 de março, sempre às 21h30. Para cada data, foram colocados à venda 500 ingressos - todos estão esgotados .
VEJA IMAGENS DE TODA A CARREIRA DOS TITÃS
"É um de nossos discos mais marcantes, considerado um dos melhores do rock brasileiro de todos os tempos. Muita gente pedia para fazermos esse show e achamos que seria uma boa maneira de iniciar as comemorações de 30 anos da banda agora em 2012", disse o guitarrista Tony Bellotto ao iG .
O músico revelou que os shows não terão participações especiais. Além disso, as músicas serão tocadas com seus arranjos originais. "Ele soa atual, mas também já carrega a aura dos clássicos", diz Bellotto.
Veja cinco curiosidades de "Cabeça Dinossauro":
A capa de "Cabeça Dinossauro" tem como base o esboço "A Expressão de um Homem Urrando", do pintor Leonardo Da Vinci. "Cabeça Grotesca", outro esboço do gênio italiano, foi utilizado na contracapa do álbum.
Disco de ouro
"Cabeça Dinossauro" deu aos Titãs seu primeiro disco de ouro, em dezembro de 1986, por ultrapassar 40 mil cópias vendidas. Depois, o álbum se tornou disco de platina, pulando para 80 mil unidades. Desde então a banda nunca deixou de ganhar disco de ouro por seus trabalhos.
Ouça músicas dos Titãs no Vagalume
Liminha
O álbum também marca a primeira parceria do grupo com o produtor Liminha, que seria responsável pelos álbuns "Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas" (1987), "Õ Blésq Blom" (1989), "Acústico MTV" (1997), "Volume Dois" (1998) e "Como Estão Vocês?" (2003). Liminha também tocou violão e baixo durante na turnê do "Acústico MTV".
Censura
A faixa "Bichos Escrotos" teve sua radiodifusão proibida pela censura por causa do verso "vão se foder". Isso dividiu as rádios em duas frentes: tocar uma versão com a frase editada ou pagar a multa por utilizar a canção original.
Problemas com a polícia
A prisão de Arnaldo Antunes e de Tony Bellotto por porte de heroína, em 1985, serviu de inspiração para a letra de "Polícia". A música foi gravada pelo Sepultura e serviu de tema para a série policial "Força-Tarefa", da Rede Globo.