Tamanho do texto

Pela primeira vez desde 1957, Estados Unidos têm dois álbuns natalinos em primeiro lugar no mesmo ano

Capa do disco
Divulgação
Capa do disco "Under the Mistletoe", de Justin Bieber
Este ano, os álbuns de Natal estão em alta nos Estados Unidos. O fato de artistas pop gravarem canções natalinas não é nenhuma novidade por lá, mas 2011 é o primeiro ano desde 1957 em que dois álbuns do gênero lideram as paradas no país. Os responsáveis foram Justin Bieber, com seu "Under the Mistletoe", e Michael Bublé, com "Christmas".

O disco de Bieber estreou em primeiro lugar na parada americana em novembro, vendendo 210 mil cópias em apenas uma semana. Já o álbum de Bublé estreou em terceiro, mas chegou ao topo após cinco semanas e, até o momento, já vendeu mais de 1 milhão de cópias somente nos Estados Unidos. Em toda a história, apenas nove discos natalinos lideraram a parada americana.

Veja letras e ouça canções de Justin Bieber no Vagalume

Ambos os CDs já foram lançados no Brasil. "Christmas", de Bublé, é um trabalho mais tradicional, com versões sem muitas invenções de clássicos como "White Christmas" e "Silent Night". Esta última canção também está em "Under the Mistletoe", de Bieber. Mas, na comparação com Bublé, Bieber faz um trabalho mais "moderno", com direito até a toques de rap em sua mistura natalina.

Os dois cantores não foram os únicos a gravar canções de Natal este ano. Scott Weiland, vocalista do grupo grunge Stone Temple Pilots, deixou o lado roqueiro de lado e lançou "The Most Wonderful Time of the Year", em que canta as obrigatórias "White Christmas" e "Silent Night" e mais "The Christmas Song", "Have Yourself a Merry Little Christmas" e "O Holy Night".

Capa do disco
Divulgação
Capa do disco "Christmas in the Stars"
A dupla indie She & Him também aderiu ao espírito natalino. No disco "A Very She & Him Christmas", M. Ward e Zooey Deschanel (também atriz e estrela do filme "500 Dias com Ela") interpretam doze clássicos da temporada de festas. Até Lady Gaga entrou na onda e lançou um EP com apenas quatro músicas, intitulado "A Very Gaga Holiday". Nele, ela canta a obrigatória "White Christmas".

Para quem acha a ideia de uma Lady Gaga natalina esquisita, é bom saber que muita coisa mais bizarra já foi lançada aproveitando a época de festas. Em matéria de estranheza, nada pode bater o disco "Christmas in the Stars", de 1980. Ele traz músicas natalinas baseadas no universo da série "Star Wars", inclusive com participações especiais dos robôs C-3PO e R2-D2 e do wookie Chewbacca.

O álbum ainda é famoso por trazer a primeira gravação do cantor Jon Bon Jovi. Na época um desconhecido, ele emprestou sua voz à canção "R2-D2 We Wish You A Merry Christmas".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.