Tamanho do texto

Ator interpreta personagem com seu nome em "Episodes", que estreia nos EUA

Matt LeBlanc ao lado da atriz Tamsin Greig no cartaz da série
Divulgação
Matt LeBlanc ao lado da atriz Tamsin Greig no cartaz da série "Episodes"
O que levou o ator de "Friends" Matt LeBlanc de volta às telas depois de uma ausência de quarto anos? Foi o preço de um almoço com um dos criadores da série, David Crane, e a oportunidade de se divertir – consigo mesmo.

Depois do papel de Joey Tribbiani, que ele interpretou por 12 anos em "Friends", e da seqüência em "Joey" – série derivada de "Friends" – LeBlanc, agora de cabelos brancos, estreia como uma ousada versão de si mesmo na nova sátira da TV aos domingos "Episodes", que começa em 9 de janeiro.

"Nós o convidamos para um almoço e ele aderiu totalmente. Ele gostou da idéia de fazer piada com sua imagem, e gostou da idéia de não ser o protagonista do programa, mas de ser um trabalho em conjunto", disse Crane, que criou "Episodes" com Jeffrey Klarik.

LeBlanc, de 43 anos, interpreta Matt LeBlanc – um ator que coleciona refinadas obras de arte, possui um jato e um carro vistoso. Ele se envolve com um casal de bem-sucedidos escritores britânicos de comédias, atraídos a Hollywood para a refilmagem de seu maior sucesso na TV da Grã-Bretanha, sobre o diretor de uma escola. Sob pressão de chefes de uma rede de TV nos EUA, o papel passa por mudanças e o programa é rebatizado de "Pucks!".

LeBlanc em entrevista recente: visual grisalho
Getty Images
LeBlanc em entrevista recente: visual grisalho
"Episodes", coprodução com a TV britânica BBC, estreia no canal a cabo Showtime nos EUA e na BBC em 10 de Janeiro. Também tem no elenco os atores britânicos Stephen Mangan e Tamsin Greig no papel dos roteiristas cujo programa de TV é destruído.

"Eu disse não a tudo nos últimos quarto anos. Não queria voltar a trabalhar", disse LeBlanc em comunicado. "Entrei nesse turbilhão (da fama na TV) em 1994 e terminei em 2006. Queria deixar abaixar a poeira de tudo o que aconteceu nesses 12 anos. Mas então o telefone tocou, e eram Jeffrey e David", afirmou.

Crane e Klarik disseram à Reuters que tiveram momentos de nervosismo quando enviaram os roteiros de "Episodes" para LeBlanc e se perguntaram se haviam exagerado nas piadas. Mas isso não aconteceu. Em muitos aspectos, o Matt LeBlanc ficcional não é tão parecido com o LeBlanc real, mas os criadores de "Episodes" não dizem onde traçaram o limite.

"Recorremos a visões preconcebidas do que o povo pensa de Matt LeBlanc. Mas não queremos entrar em detalhes porque parte da diversão é que você veja e pense: 'É assim mesmo que ele é?'", disse Klarik.

Embora LeBlanc roube inevitavelmente a maior parte da cena, Crane e Klarik dizem que o programa é antes de tudo sobre o relacionamento entre o casal britânico Sean e Beverly Lincoln, e a intervenção de LeBlanc (e Hollywood) na relação do casal. É também uma sátira da TV dos EUA, com suas figuras egocêntricas, mulheres carregando demais no Botox e festas luxuriantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.