Tamanho do texto

Projeto Cinesthesia, do Cine Joia, terá dois filmes e um grupo musical; estreia será em novembro com o tema terror

Uma das principais casas de show de São Paulo voltará às origens: o Cine Joia fará sessões de cinema mensais, sempre aos domingos, com a exibição de dois filmes e uma apresentação musical, tudo seguindo um mesmo tema.

Batizado de Cinesthesia, o projeto estreia em 9 de novembro com dois clássicos do terror: "O Massacre da Serra Elétrica" (1974), de Tobe Hooper, e "O Exorcista" (1973), de William Friedkin. O show será por conta da banda Zumbis do Espaço, que mistura punk rock, metal, country e rockabilly, num estilo que os integrantes chamam de "horror rock".

Cine Joia usará recursos de casa de show para fazer sessão de cinema diferente
Divulgação
Cine Joia usará recursos de casa de show para fazer sessão de cinema diferente

De acordo com Facundo Guerra, sócio do Cine Joia, o projeto surgiu da vontade de oferecer "uma forma diferente de consumir cinema". Depois de passar 10 dias em Londres e visitar 32 salas independentes, ele chegou ao conceito que queria. 

Siga o iG Cultura no Twitter

"Fui pra lá com a intenção de não reinventar a roda, mas voltei e acho que estamos criando rodas mais redondas", afirma, em entrevista ao iG . "A indústria tem tentado expandir os limites da tela, primeiro com o 3D, o Imax, depois com o 4D e agora com o cinema de imersão. Acho que você consegue oferecer uma nova proposta de cinema que não seja necessariamente pela via tecnológica."

O Exorcista (1973), terror de William Friedkin
Divulgação
O Exorcista (1973), terror de William Friedkin

A ideia é usar os recursos da casa de show para potencializar a projeção: efeitos de luz, som e a técnica de projeção conhecida como Light Mapping, que mapeia imagens 2D em superfíceis não planas e as transforma em uma espécie de tela de cinema 3D.

"Se um raio cai sobre uma casa (no filme), podemos usar o estrobo do Joia. Se a possuída vomita um líquido verde no padre em 'O Exorcista', o Joia pode ficar tingido de verde. Se o assassino fatia uma adolescente com sua serra elétrica, podemos usar o mapping para mostrar jorros de sangue", exemplifica Guerra.

"Iremos usar uma situação que é particular ao Joia, que é um cinema que foi transformado em casa de show e que será transformado em cinema novamente."

Os ingressos já estão à venda e custam R$ 40, dando direito aos filmes, ao show, a uma cerveja grátis e a pipoca à vontade. A casa abrirá as portas às 18h30, meia hora antes da exibição de "O Massacre da Serra Elétrica". Após o filme, a banda Zumbi do Espaço se apresentará e às 21h30 será exibido "O Exorcista".

Cinesthesia
Data: 09 de novembro
Horário: a partir das 18h30
Local: Cine Joia - Praça Carlos Gomes, 82 - Liberdade
Ingresso: R$ 40
Informações: (11) 3101-1305 ou www.cinejoia.tv