gato
Reproduçao TV Globo
Gato em condomínio no Rio


Um gato mais que especial, está aprendendo a usar botões de voz para comunicar o que deseja ao dono.Com um pouco de paciência e perseverança, os animais de estimação podem aprender coisas incríveis. É o caso de Kyo, um gato californiano de cerca de seis meses de idade, que surpreendeu os internautas ao 'falar' com os seus donos.


Lila Engelman, 22, mora com seu parceiro, Austin, e seu gato de cinco meses Kyo, em Santa Clara, Califórnia.

Desde que Kyo tinha oito semanas, seus donos o ensinaram a falar com botões de voz.

Quando chegou a 12 semanas de idade, Kyo começou a usá-los com mais frequência, e mostrou um interesse especial por certas frases mal faladas, como pode ser visto neste vídeo.


“Kyo adora expressar sua frustração conosco com o botão 'Louco' ('louco').“ Mas ele também aperta os botões necessários quando quer jogar ou ser alimentado ”, disse Lila.

A modalidade de trinamento permite  ensinar um animal de estimação a se comunicar usando comandos de voz gravados é válido para cães e gatos e consiste em moldar o comportamento combinado com um sistema de recompensa.

https://www.tiktok.com/foryou?lang=pt_BR#/@kyothecat/video/6886981107330403589


Em termos gerais, esse método consiste em registrar uma série de palavras, ações ou verbos e colocar essas gravações dentro de botões que os animais podem apertar e colocá-las em um local acessível.

Quando o gato - ou o cão - está realizando aquela ação ou atividade, o treinador deve apertar o botão que se refere a ele para que o animal o associe.

Perseverança é a chave para o sucesso e isso pode levar até um mês, então paciência é outra recomendação a ter em mente.

    Veja Também

      Mostrar mais