Trump
Evan Vucci/Shutterstock
Presidente norte-americano tomou decisão drástica sobre o aplicativo

Poucos dias após um  assessor da Casa Branca sugerir que o Tik Tok se desvinculasse de sua matriz chinesa para evitar problemas nos EUA, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que irá proibir o aplicativo de operar no país.


"No que diz respeito ao TikTok , vamos proibi-lo nos EUA ", disse o presidente norte-americano a repórteres a bordo do avião presidencial Air Force One, conforme divulgação da agência de notícias Ansa.

O TikTok, uma versão internacional da plataforma chinesa Douyin , já tem quase 800 milhões de usuários fora do país asiático e é a sétima rede social mais popular do mundo, segundo dados do portal Datareportal.

Trump não antecipou as medidas, mas disse que o aplicativo é "uma fonte de preocupação para a segurança nacional" e, por isso, poderia usar "poderes econômicos de emergência" ou "uma ordem executiva" para vetar o app.

No final de outubro do ano passado, dois senadores dos EUA, o democrata Charles Schumer e o republicano Tom Cotton, questionaram as práticas de coleta de dados da ByteDance, empresa chinesa proprietária e operadora da TikTok .

Em uma carta enviada ao então diretor provisório de Inteligência Nacional dos EUA, Joseph Maguire, eles expressaram preocupação de que a empresa pudesse cooperar com os serviços de inteligência de Pequim e eventualmente se tornar um "possível alvo de campanha". de influência estrangeira "nos EUA.

Já em dezembro passado, o comando da Marinha dos EUA proibiu o uso do TikTok em dispositivos conectados à rede interna do Corpo de Fuzileiros Navais, argumentando que isso representava "uma ameaça à segurança cibernética"..

No mês seguinte, o Departamento de Estado tomou a mesma decisão em relação aos dispositivos do governo. Na semana passada, um comitê do Senado aprovou a proibição.

Posicionamento do aplicativo

"Estes são os fatos: 100 milhões de americanos vêm ao TikTok para entretenimento e conexão, especialmente durante a pandemia. Contratamos quase 1.000 pessoas apenas para nossa equipe nos Estados Unidos este ano e estamos orgulhosos de contratar outros 10.000 funcionários para bons empregos remunerados nos EUA. Nosso fundo de criadores de US $ 1 bilhão apóia criadores americanos que estão construindo meios de subsistência a partir de nossa plataforma. Os dados do usuário do TikTok US são armazenados nos EUA, com controles rigorosos no acesso dos funcionários. Os maiores investidores do TikTok são dos EUA. Temos o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de nossos usuários, enquanto continuamos trabalhando para trazer alegria às famílias e carreiras significativas para aqueles que criam em nossa plataforma."

    Veja Também

      Mostrar mais