NYPD
Reprodução Twitter @sebastianarcher
NYPD


As tensões sobem de patamar na maior potência do mundo.Manifestantes anti-policiais causaram estragos em Lower Manhattan na noite de sábado, incendiando e vandalizando vários veículos da polícia de Nova York.


Deste modo, caos e a destruição podem ser vistos em vídeo e foram organizados como uma demonstração de solidariedade com os manifestantes em Portland e Seattle, segundo autoridades e fontes policiais.

É possíver ver no vídeo os distúrbios da noite onde vândalos desfiguram um trio de vans marcadas da polícia de Nova York, marcando-as com pichações, cortando pneus e tentando esmagar suas janelas com uma placa de sinalização e o volante de uma bicicleta.

Revoltados com a violência policial, as pessoas  formam uma ação de rejeição aos policiais.Em Outra parte   do vídeo aparecem quatro manifestantes pulando em cima de um SUV de departamento marcado, um deles segurando uma bandeira estadunidense invertida com a mensagem “F-k NYPD” rabiscada em preto.

Ao todo, seis veículos da polícia de Nova York foram vandalizados.


E não era tudo! Algumas centenas de manifestantes reunidos nas ruas de Rivington e Ludlow, no Lower East Side, e de lá marcharam em direção a One Police Plaza, semeando o caos pelo caminho, disseram fontes.

À medida que a noite passava, acenderam-se incêndios em várias latas de lixo da esquina, parte de uma cena surreal que se desenrolou quando manifestantes, policiais e nova-iorquinos todos os dias jantando nos pátios externos dos restaurantes se cruzaram.

"FDP você, porcos!" um manifestante podia ser ouvido gritando com filas de policiais equipados com equipamento anti-motim em um momento capturado em vídeo.

As tensões chegaram à tona perto de Confucius Plaza, em Chinatown, onde os policiais jogaram uma ordem gravada para dispersar.

Oficiais da polícia de Nova York tentam prender o grupo de manifestantes durante o protesto "Solidariedade com Portland", em Lower Manhattan.AP

Evidentemente, mais de uma dúzia de pessoas optou pelo último, já que pelo menos 18 prisões foram feitas por assembléias ilegais, disseram fontes.

A agitação foi anunciada como uma demonstração de solidariedade a Portland, Oregon, uma cidade cada vez mais marcada por violentos confrontos entre manifestantes e autoridades - incluindo agentes federais destacados pelo governo Trump.

Caos semelhante no sábado tomou conta de Atlanta , Seattle e Baltimore .

O furor nacional foi desencadeado com a morte de maio de George Floyd , um homem negro, sob os joelhos de um policial branco em Minneapolis.

Nova York, em particular, sofreu várias noites de vandalismo generalizado e saques nos dias após a morte de Floyd.

    Veja Também

      Mostrar mais