Furacão Texas governador
Reprodução Twitter @nypost
furacão








Depois de chegar a terra nesta tarde de sábado, na costa do Golfo do Texas, o furacão Hanna registrou ventos máximos sustentados de 145 quilômetros por hora (145 km / h), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.


A primeira tempestade da temporada de furacões chegou às 18h, perto da ponta sul do Texas, em Padre Island, perto do Golfo do México, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

O governador Greg Abbott emitiu horas antes uma declaração de desastre para 32 municípios, enquanto o estado enfrenta um aumento nos casos de coronavírus. O governador disse que os planos de resgate e abrigo levarão em conta a pandemia, com alguns abrigos instalados em hotéis para que os moradores possam permanecer socialmente distanciados.

Depois de chegar a terra nesta tarde de sábado, na costa do Golfo do Texas, o furacão Hanna registrou ventos máximos sustentados de 145 quilômetros por hora (145 km / h), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.


"Não podemos permitir que esse furacão leve a um evento mais catastroficamente mortal, alimentando a propagação adicional de COVID-19 que pode levar a mortes", disse Abbott.

As previsões da NWS esperam que a tempestade se espalhe pelo estado até o domingo, com 15 a 30 centímetros de chuva até a noite de domingo.


A principal preocupação no estado é a inundação repentina, embora as ondas costeiras possam trazer ondas e ondas de risco com risco de vida.

Hanna também pode trazer furacões no sábado em partes da planície costeira do norte ao centro do Texas.



Uma segunda tempestade, o furacão Douglas , ameaça chegar à terra no Havaí na noite de sábado, segundo a NWS. Depois de intensificar no Oceano Pacífico, esse furacão enfraqueceu para uma tempestade de categoria 2 com velocidades do vento de 105 mph.


"Minha administração está monitorando de perto o furacão Douglas no Havaí e o furacão Hanna, que agora atingiu o Texas", twittou o presidente Donald Trump no sábado à noite. "Continuamos a coordenar estreitamente com os dois estados."

O NWS alertou que a tempestade poderia estar "potencialmente passando perigosamente perto ou acima das ilhas hoje à noite até domingo à noite". Os avisos de furacão estavam em vigor no sábado no Havaí e nos condados de Maui, além de Oahu.


“Nossa principal prioridade é sempre a segurança, a saúde e o bem-estar de nossos residentes e visitantes. Por favor, tome medidas imediatas para proteger suas famílias, entes queridos, funcionários e propriedades. Pedimos a todos que sigam atentamente as instruções de emergência enquanto nos preparamos para o furacão Douglas ”, afirmou o governador do Havaí, David Ige, em comunicado.



    Veja Também

      Mostrar mais