Apresentado pelo analista e consultor eleitoral Wilson Pedroso, o ‘Política Real’ recebe para um bate-papo personalidades da política e pessoas com histórias inspiradoras. Neste episódio, o convidado é o deputado estadual de São Paulo e economista Leo Siqueira, que discutiu sobre sua trajetória de vida, entrada na política, opiniões e muito mais.
Durante a conversa, Leo Siqueira trouxe à tona um tema polêmico e atual: a proposta de mudança na escala de trabalho de 6x1 para 4x3. Siqueira compartilhou sua visão crítica sobre as possíveis consequências dessa alteração no mercado de trabalho brasileiro.
"Ninguém é a favor que as pessoas trabalhem muito. Todo mundo quer que as pessoas trabalhem menos", disse. Contudo, ele enfatizou que, ao discutir mudanças no regime de trabalho, é fundamental avaliar os impactos econômicos e sociais da decisão.
Ele apontou três possíveis reações dos empregadores a essa mudança:
1. Reajuste de preços: Empresários podem repassar os custos mais altos para os consumidores, gerando inflação.
2. Informalidade: Para evitar os altos custos, alguns empregadores podem optar por contratar trabalhadores informais, que não têm acesso a direitos trabalhistas.
3. Automatização e desemprego: Empresas podem substituir trabalhadores por máquinas, aumentando o desemprego.
Leo Siqueira alertou para o impacto desproporcional que uma medida desse tipo poderia ter sobre pequenos empreendedores e trabalhadores de baixa renda. "Se antes você tinha direitos, o trabalhador informal, não sei se sabe, mas tem zero direitos. Qual você prefere?", questionou.
A entrevista completa pode ser conferida no canal 'Política Real Podcast', apresentado por Wilson Pedroso. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 19h, no YouTube e no Portal iG.