Família se alimenta de restos para driblar a fome no Rio de Janeiro.
Imagens da internet
Família se alimenta de restos para driblar a fome no Rio de Janeiro.









Infelizmente, a imagem dessa foto é uma realidade do nosso país e retrata a dor da fome de milhares de famílias brasileiras. Atualmente, cerca de 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente. Para se ter uma ideia,125,2 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, número que corresponde a mais da metade (58,7%) da população do nosso país. A combinação perversa de uma inflação galopante e 11 milhões de desempregados resultaram em um contexto de miserabilidade e carestia. Em casos extremos, pessoas recorrem aos lixos e se alimentam de comida estragada.

Na comunidade Muvuca, em uma das regiões mais pobres de Maceió, capital de Alagoas, há ausência de saneamento básico. Como a fome voltou a ser um triste drama cotidiano no Brasil, os moradores precisam pegar restos de comida em hotéis na parte nobre da cidade e levá-los para casa. É a chamada "lavagem". "Essa comida antes era destinada aos porcos, mas agora as pessoas selecionam e trazem para dentro de casa", contou Williams Tavares, 19 anos, morador da comunidade.

Este contexto de aumento da pobreza e da insegurança alimentar exige políticas públicas permanentes. Em São Paulo, a vereadora Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou o projeto 465/21, que institui o Fundo Municipal de Combate à Fome, aprovado por unanimidade ele crava no orçamento da maior cidade da América Latina, a obrigação desta e de futuras administrações de terem políticas concretas de combate à fome. Neste sentido, os recursos do fundo devem ser empregados exclusivamente em programas e ações de garantia à alimentação adequada, ações de proteção à criança e ao adolescente e de incentivo à agricultura familiar.

Combater a fome é uma prioridade! Nosso país é líder nas exportações do agronegócio. Por isso, precisamos de um novo modelo de produção e consumo de alimentos, esse jogo de desigualdades precisa a começar a mudar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!