Coronavírus alcança autoridades

Entre os recentes infectados estão o deputado Márcio Pacheco, líder do governo na Alerj, e o secretário de governo, André Lazaroni, além do vereador Fernando William (PDT), que tem problema renal crônico e está internado na UTI

O vereador Fernando William está na UTI após ser diagnosticado com covid-19
Foto: Júlia Maia / Câmara de Vereadores do Rio
O vereador Fernando William está na UTI após ser diagnosticado com covid-19

O crescimento de vítimas com Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro expõe uma mazela que precisa ser contida com reforços muito além do que hoje aparece disponível. No último domingo, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a rede municipal possui 918 leitos para Covid-19. Deste total, 288 são de UTI. E que a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS – que inclui unidades municipais, estaduais e federais – no município é de 93%. Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 92%. O número de infectados muda a cada dia, mas, atualmente, nas unidades da rede municipal, há 670 pacientes internados, sendo 279 em UTI.

A rede SUS na capital tem 1.401 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 600 em UTI. Apesar do brutal dinamismo da Covid, 401 pessoas aguardam transferência para leitos na capital e na Baixada Fluminense, sendo 205 para UTI Covid. A dura realidade enfrentada pelo carioca sempre foi exposta por O Dia e, incontáveis vezes, exigimos providências das autoridades. Um elemento novo torna o quadro mais complexo: os próprios dirigentes sofrem com o colapso da rede hospitalar.

Após duas semanas de vistoria a hospitais que receberiam novos leitos para Covid, a Defensoria Pública do Rio identificou que a velocidade de criação de novos leitos está menor do que do avanço da doença.

A DOENÇA NÃO DISTINGUE CLASSE SOCIAL

No último sábado (12), o bispo Daniel Malafaia, da Assembleia de Deus Madureira, morreu por causa da doença. Ele era primo do pastor Silas e do deputado Samuel.

Entre os recentes infectados pelo coronavírus, estão o deputado Márcio Pacheco, líder do governo na Alerj, e o secretário de governo, André Lazaroni.
Além deles, o vereador Fernando William (PDT), que tem problema renal crônico, foi diagnosticado com Covid-19, e, depois de esperar na enfermaria, está internado na UTI do hospital particular Vitória, na Barra da Tijuca.

Melhor sorte teve o conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Nestor Rocha, que está sendo assistido há dias na Casa de Saúde São José, também, particular.

Você viu?

Triste mesmo está sendo o sofrimento de Dona Mercedes, mãe do jornalista Ricardo Boechat, ao perder o outro filho, Carlos, de Covid-19.

Ou a perda este ano do senador Arolde de Oliveira, por causa da doença, aos 83 anos.

Os infectologistas estão certos em pedir a todos cuidados sanitários. O presidente da República, Jair Bolsonaro, o governador afastado, Wilson Witzel, e o atual, Cláudio Castro, já testaram positivo.

Debate sobre finanças

Hoje (15) é dia dos deputados estaduais discutirem na Alerj o projeto de lei, de autoria do poder executivo, que estima a receita e fixa a despesa do estado do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2021. A previsão de receita líquida de Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social é de R$ 66,9 bilhões. Já a despesa, R$ 87,1 bilhões.

Honraria para poucos

Uma servidora de carreira será a subsecretária de Desenvolvimento Sustentável e Defesa do Meio Ambiente. A engenheira química Débora de Barros Augusto foi premiada como Líder Carioca da Prefeitura do Rio de Janeiro e selecionada para o programa Columbia Women's Leadership. Outro que se juntará ao time é Emanuel Alencar, filho do vereador Chico Alencar (PSOL), que é jornalista e mestre em engenharia ambiental e cuidará da área de Sustentabilidade e Transparência.

Twittadas do Nuno

Foto: Divulgação
Helicoptero

Cenas de filme foram vividas no Rio ontem. Helicóptero da PRF pousou no meio da rodovia Whashington Luiz para impedir um roubo de carga. Suspeitos foram detidos. Armas e a van usada na ação foram apreendidos sem nenhum inocente ferido. Parabéns aos agentes e à inteligência.

Ontem foi a vez de Nova York vacinar as primeiras pessoas contra a Covid-19. Uma enfermeira foi o rosto desse início de campanha, ficando evidente o reconhecimento aos profissionais da saúde por lá. Por aqui, o plano nacional de vacinação foi divulgado, mas sem prazo de início. Aguardemos com esperança.