Desespero: Crivella pede socorro a Bolsonaro

Bispo licenciado da Igreja Universal aposta em vídeo do presidente, no qual ele hipoteca sua credibilidade, como "última cartada" no duelo contra Eduardo Paes pela Prefeitura do Rio

Estratégia de Marcelo Crivella tem dado errado e prefeito perde votos
Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Globo
Estratégia de Marcelo Crivella tem dado errado e prefeito perde votos

O desespero bateu na porta do candidato do Republicanos à Prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, depois de assistir ao avanço de ex-prefeito Eduardo Paes, do DEM, em todas as pesquisas de opinião realizadas neste segundo turno. Em última cartada, a avaliação do bispo licenciado da Universal do Reino de Deus é que o apoio do presidente Jair Bolsonaro irá reverter a derrota iminente. Bolsonaro gravou um vídeo de apoio à Crivella. O presidente gravou um vídeo hipotecando sua credibilidade.

GUINADA PARA A EXTREMA DIREITA

A estratégia do atual prefeito está baseada em duas frentes. A primeira é difundir vídeos polêmicos e considerados por adversários de conteúdo "criminoso". Num deles, o prefeito e o deputado Otoni de Paula dizem que o PSOL irá assumir a secretaria de Educação e que Eduardo Paes levará pedofilia para as escolas. "O atual prefeito será processado", disse o deputado Marcelo Freixo. Otoni é investigado em inquérito no STF denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de difamação, injúria e coação por ter xingado o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito. Na semana passada, Crivella xingou o governador de São Paulo, João Doria, de "viado e vagabundo" e depois pediu desculpas. Mesmo assim, é nítido que a estratégia está dando errado. Crivella só perde votos.

Mágoa pós-campanha

Brizolistas tradicionais não engoliram o fato da deputada Martha Rocha (PDT) ter substituído a "rosa socialista", símbolo de velhas lutas, por um distintivo policial para que ela pudesse ser identificada como delegada na campanha.

Cultura fecha com Paes

Depois de atrair o eleitor do Carnaval para o seu lado, já no primeiro turno, Eduardo Paes (DEM) tem o apoio majoritário dos artistas que atuam na Cultura. Marcelo Crivella (Republicanos), por sua vez, defende que investiu na Cidade das Artes e tem o apoio do segmento gospel.

Debate reúne ex-presidentes da Fundação Palmares

Estarão presentes hoje, no Youtube, às 18h, Carlos Moura, que foi o primeiro a ocupar o cargo, entre 1988 e 1990 e depois entre 2000 e 2003; Dulce Pereira, presidente entre 1996 e 2000; Zulu Araújo (2007 a 2010) e Elói Ferreira (2011 a 2012). O objetivo é abordar o Dia Nacional da Consciência Negra sob o ponto de vista daqueles que construíram a Fundação e suas avaliações sobre a atual gestão.