Muitas vezes, datas como o Dia Internacional da Mulher servem como oportunidade para marcas limparem suas imagens com ações de marketing duvidosas. Sempre há quem force a barra. Por outro lado, exemplos de iniciativas inteligentes e inclusivas devem ser celebrados.
Esse é o caso de duas novas linhas de roupas esportivas lançadas pela Nike – que, diga-se, já teve problemas sérios com sua percepção pública. Afinal, a gigante recebe críticas há tempos por conta das condições de trabalho em fábricas localizadas em países como China e Taiwan.
Lançada na semana passada, a primeira linha de peças da marca concebidas para mulheres plus-size já está disponível em boa parte do mundo desenvolvido. Como as fotos desta página mostram, não há espaço para calças folgadas de moletom ou camisetas XXG. “Reconhecemos que as mulheres estão mais fortes, corajosas e firmes do que nunca. Elas celebram a diversidade em todos os sentidos e promovem uma visão positiva do corpo, algo que todos nós devemos apoiar”, afirma a empresa no comunicado de lançamento da coleção.
Uma semana depois do lançamento da sua linha plus-size, a Nike voltou a surpreender. A empresa acaba de apresentar uma coleção de hijabs para atletas islâmicas. Uma das peças mais emblemáticas das mulheres muçulmanas, ele simboliza a privacidade e a moralidade preconizadas pelo Islã e é visto com frequência em competições esportivas internacionais, como os Jogos Olímpicos.
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Batizada de Nike Pro Hijab, a linha chegará às lojas daqui a algumas semanas, apresentando uma paleta de cores neutras e escuras. Nas redes sociais, atletas amadoras e profissionais comentaram o lançamento das peças esportivas. “Eu engasguei quando li que a Nike está lançando um hijab esportivo. É como se meus sonhos estivessem se realizando”, resume Balsam (@bslam15) no Twitter.
Confira fotos das duas coleções abaixo