Crusoé

undefined
O Antagonista
Votação de impeachment de Trump na Câmara deve contar com apoio de alguns republicanos

A votação do impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Câmara dos Deputados está marcada para esta quarta (13). Para que a acusação de incitação à insurreição seja aprovada e levada ao Senado, será necessário que mais da metade dos 435 deputados aprovem a medida. Como há 222 democratas na Câmara, não deverão surgir surpresas. Além disso, ao menos cinco republicanos já declararam que devem apoiar o impedimento de Trump.

O primeiro republicano a dizer que votará a favor do impeachment foi John Katko, de Nova York. “ Permitir que o presidente dos Estados Unidos incite esse ataque ( ao Capitólio ) sem consequências é uma ameaça direta ao futuro de nossa democracia . Por esse motivo, não posso ficar sentado sem agir. Vou votar pelo impeachment deste presidente ”, disse Katko.

Ao final da votação desta quarta, será importante comparar o placar com o das duas votações de impeachment que ocorreram no início do ano passado. A acusação de abuso de poder contra Trump foi aprovada com 230 votos na Câmara. A de obstrução do Congresso, com 229 votos. Se o número desta quarta para a acusação de incitação à insurreição for muito acima desses patamares, isso indicaria uma divisão maior no Partido Republicano após a invasão do Capitólio.


Após a provável aprovação, a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, não deve enviar o processo de impeachment para o Senado imediatamente. Como o democrata Joe Biden assume no dia 20 de janeiro, não haveria tempo hábil para o Senado votar o impedimento do presidente. Para não convulsionar o Congresso no início do mandato de Biden, fala-se entre os democratas em esperar ao menos 100 dias para levar o caso ao Senado.

    Leia tudo sobre: impeachment

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários