Crusoé


Trump
Reprodução/Twitter
Presidente Donald Trump testou positivo para a Covid-19


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump testaram positivo para o coronavírus . O anúncio foi dado na madrugada desta sexta-feira, 2. Segundo uma mensagem do médico presidencial, Sean Conley, os dois “estão bem neste momento e planejam permanecer em casa, na Casa Branca , durante a convalescença”. O doutor afirma que o presidente continuará realizando suas funções sem interrupções durante a recuperação.


A um mês da eleição, a novidade terá profundos impactos na campanha. Para reduzir a distância de sete pontos percentuais que o separa do candidato democrata, Joe Biden, Trump contava muito com comícios para estimular seus eleitores a votar. No debate da terça, 29, ele chegou a se gabar que reunia multidões, e que por isso dava menos atenção para as máscaras que seu rival Joe Biden.

Logo após a notícia de que está com o coronavírus, Trump cancelou uma viagem para a Flórida nesta sexta, 2, um comício no Wisconsin no sábado, 3, e um evento no Arizona na segunda, 5. Dúvidas foram levantadas se ele poderá participar do próximo debate, marcado para o dia 15.

Outro impacto deve ser na mensagem do presidente. Trump estava tentando passar a ideia de que a pandemia estava sob controle e que a recuperação econômica viria em seguida. “O fim da pandemia está à vista”, disse Trump horas antes de anunciar que estava com coronavírus. Com o coronavírus atingindo a Casa Branca, fica mais difícil convencer os americanos de que o problema já passou. Quem estava dizendo que a pandemia ainda não foi embora é o rival Joe Biden. “Donald Trump fará tudo o que puder para desviar a atenção do fato de que, devido à sua falha na resposta à Covid-19, mais de 200 mil americanos morreram”, escreveu Biden no seu Twitter nesta quinta, 1.

O fato de que está com coronavírus não significa que Trump desenvolverá os sintomas da doença. Com 74 anos, 110 quilos e colesterol alto, ele está no grupo de risco e terá de redobrar os cuidados. Ainda que continue dando discursos da Casa Branca, a mera notícia de que está com coronavírus passa aos americanos a ideia de que a pandemia ainda pode fazer mais vítimas.

    Leia tudo sobre: Donald Trump

    Veja Também

      Mostrar mais