Crusoé

Quem é Humberto Martins, ministro que substitui Noronha na presidência do STJ
Quem é Humberto Martins, ministro que substitui Noronha na presidência do STJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins tomará posse nesta quinta-feira, 27, como presidente da corte. Ele vai substituir João Otávio Noronha, que deixa o cargo em meio a desgastes gerados pela decisão que soltou Fabrício Queiroz e sua mulher, Márcia Aguiar.

Integrante do STJ há 14 anos, Martins é alagoano e foi advogado durante duas décadas, antes de ser indicado desembargador do Tribunal de Justiça do estado. Com as bençãos do amigo e senador Renan Calheiros, chegou ao STJ no primeiro governo de Lula.

Assim como Noronha, seu antecessor no comando da corte, Humberto Martins também é pai de um jovem advogado que atua no Superior Tribunal de Justiça – Eduardo Martins é sócio de um escritório no Lago Sul, bairro nobre da capital.

O novo presidente do STJ atuou como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas por dois mandatos. Também foi professor da Universidade Federal de Alagoas, procurador do estado e, no início da carreira, trabalhou como promotor de Justiça em uma comarca do interior.

Desde que foi nomeado para o STJ, Humberto Martins atuou na Segunda Turma e na Primeira Seção – colegiados especializados em direito público. Atualmente, é membro da Corte Especial.

Fonte:  Crusoé

    Veja Também

      Mostrar mais