Crusoé

Bolsonaro e Mourão
O Antagonista/Crusoé
Bolsonaro e Mourão terão que se manifestar.

A ofensiva do Facebook que derrubou páginas ligadas a bolsonaristas com base em uma investigação interna tornou-se pauta no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Relator de duas ações que pedem a cassação da chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo vice, Hamilton Mourão, o ministro Og Fernandes deu prazo de três dias para os dois se manifestarem sobre o pedido de uso de informações apuradas pela empresa nos processos. Depois disso, será a vez de o Ministério Público Eleitoral apresentar um parecer.

O pedido de inclusão dos dados nas ações partiu da coligação “O Brasil Feliz de Novo (PT/PCdoB/PROS)”. Os advogados querem que Og Fernandes acione Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para acessar toda a documentação relacionada à investida do Facebook contra bolsonaristas anexada a dois inquéritos: um sobre o financiamento e a promoção de atos antidemocráticos e outro sobre a difusão de notícias falsas e supostos ataques a integrantes do STF.

Os partidos argumentam que há conexão entre a apuração do Facebook, os inquéritos do STF e as duas ações eleitorais, que miram um esquema de impulsionamento de informações falsas durante a campanha presidencial de 2018 para beneficiar a chapa Bolsonaro-Mourão.

A petição que pede a inclusão das provas nos autos dos processos do TSE foi apresentada em 3 de agosto, quase um mês após a empresa remover 35 contas, 14 páginas e um grupo no Facebook, e 38 contas no Instagram por “comportamento inautêntico coordenado”.

Uma matéria do Fantástico sobre o caso chegou a mostrar que a atuação irregular de contas ligadas a assessores de Bolsonaro ocorria desde 2018. “Evidente, portanto, que os fatos narrados acima contemplam o período eleitoral de 2018, de modo que as graves condutas narradas se demonstram capazes de influenciar o resultado do pleito eleitoral, a ensejar a sua apreciação por essa Corte Eleitoral”, pontuaram os advogados.

    Leia tudo sobre: Facebook

    Veja Também

      Mostrar mais