Crusoé

Dario Messer
Reprodução
Dario Messer é conhecido como o "doleiro dos doleiros"

O doleiro Dario Messer confirmou em seu acordo de colaboração premiada que o ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes (foto) financiou sua fuga e deu suporte para que ele permanecesse foragido da Justiça brasileira após ser alvo de mandado de prisão na Operação Câmbio, Desligo, deflagrada em maio de 2018.

A confirmação de Messer vai de encontro com a investigação da Polícia Federal que resultou na prisão do “doleiro dos doleiros”, como ele era conhecido, em 31 de julho de 2019. No celular apreendido, a PF encontrou uma carta enviada por Messer, em junho de 2018, que tinha como destinatário uma pessoa identificada como “Patrão”. Nela, o doleiro pede ajuda de 500 mil reais para custear “gastos jurídicos”.

A PF descobriu que o “Patrão” era Cartes ao comparar o apelido utilizado na carta com conversas encontradas no celular de Messer. A única pessoa chamada de “Patrão” pelo doleiro era aquela cujo contato do celular foi registrado como “Rei”.“O contato Rei vem a ser o ex-presidente da República do Paraguai, Horácio Cartes, pela fotografia do perfil em que aparece com o Papa Francisco e a imagem da Virgem de Caacupé, Padroeira do Paraguai”, afirmou o Ministério Público Federal ao denunciar Messer e Cartes.

O ex-presidente é amigo de longa data da família Messer e chamava Dario de “irmão de alma”. As conversas de WhatsApp encontradas com Messer também revelaram que Cartes, ainda como presidente do Paraguai, atuou como um dos principais conselheiros do doleiro enquanto ele estava foragido da Justiça brasileira.

“São elementos que levam à conclusão acima de qualquer dúvida razoável de que Horácio Cartes passou a integrar pelo menos desde quando Dario Messer ficou foragido, em maio de 2018, a organização criminosa de natureza transnacional do megadoleiro, promovendo a sua impunidade e financiando a sua existência, em prejuízo da incolumidade pública, do sistema financeiro e da administração da Justiça brasileira”, cravou o MPF.

    Veja Também

      Mostrar mais