Uso de tecnologias ajuda na melhoria da qualidade de vida dos idosos e pessoas com deficiência permanente ou temporária
Kit Livre/Divulgação
Uso de tecnologias ajuda na melhoria da qualidade de vida dos idosos e pessoas com deficiência permanente ou temporária

Ter a mobilidade reduzida é considerado um processo natural na vida de qualquer pessoa, consequente ao envelhecimento . Porém, podemos classificar como mobilidade reduzida, toda pessoa, em qualquer idade, que tenha por algum motivo dificuldade de movimentação, seja permanente ou temporária.

A pessoa com mobilidade reduzida temporária , como num pós-operatório, ou permanente, como no envelhecimento, sequelas de doenças ou traumas que podem resultar em uma leve ou grave redução de mobilidade, frequentemente passam por uma mudança drástica ou contínua na sua qualidade de vida.

Uma mudança no comportamento desse público vem sendo notado pela presença cada vez mais ativa na procura por equipamentos assistivos que possam suprir essa dificuldade e/ou deficiência, como os dispositivos motorizados para mobilidade.

Pode-se dizer que nos três últimos anos houve um aumento de 46% na busca por esse tipo de solução . Os equipamentos mais procurados são as cadeiras de rodas motorizadas, scooters elétricas e sistema de motorização para cadeiras de rodas manuais.

É importante ressaltar que a escolha para aquisição destes equipamentos, seja para um idoso, adulto ou criança, envolve características apresentadas pelo produto que os atenda em relação as suas necessidades físicas, visando além do posicionamento, o conforto, segurança e preservação ou aumento de suas funções. 

As cadeiras de rodas motorizadas são os recursos assistivos motorizados mais procurados, e estão disponibilizadas em dois tipos de chassis, monobloco e dobrável em “x”.

Somada a facilidade de deslocamento na postura sentada, o modelo Stand UP permite ao usuário ficar em pé, o que gera, além de todos os benefícios corporais trazidos pela postura ortostática, como melhora do sistema circulatório, respiratório, digestivo e ósseo, uma mudança de comportamento, possibilitando ao usuário ficar em pé várias vezes ao dia de maneira independente, o que interfere também nas atividades do dia a dia, como a facilidade do alcance em superfícies mais altas.

Outra solução com crescente representatividade no mercado são os scooters elétricos que, na diversidade de modelos oferecidas no mercado estão intimamente relacionados ao estilo de vida dos usuários. 

Com diferentes tamanhos, capacidades de potência e forma de armazenamento, atrai principalmente o público idoso. Nesta categoria de soluções, a pessoa se identificará ao modelo dependendo das suas necessidades do dia a dia, como tipo de transporte utilizado, lugares frequentados e distâncias percorridas.

E por fim, a motorização de cadeiras de rodas manuais, que já atrai um grande número de usuários, que têm nestes equipamentos a possibilidade de potencializar o uso da sua cadeira de rodas manual, tornando-a motorizada com um equipamento de baixo peso e facilidade na instalação.

Sistema de Motorização para Cadeiras de Rodas Manuais

A escolha da solução que melhor atenderá as necessidades de qualquer pessoa com mobilidade reduzida deve incluir obrigatoriamente uma avaliação que considere todas as especificidades do usuário no que diz respeito aos aspectos físicos e motores; diagnóstico; contexto social e econômico, além dos aspectos emocionais relacionados às expectativas em relação a aquisição de qualquer produto.

É importante ressaltar que um equipamento prescrito adequadamente garante o sucesso e otimização do seu uso.

Conteúdo produzido com informações da fisioterapeuta Fabiola Canal – Crefito 24569F

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!