Correios consegue liminar para obrigar que 80% trabalhem

Greve dos servidores da estatal começou na madrugada de quinta, por direitos trabalhistas

Os Correios conseguiram há pouco na justiça uma decisão em liminar para obrigar que pelo menos 80% dos quadros de cada departamento e agências cumpram o horário de trabalho a partir desta noite. É um dos capítulos da greve anunciada por várias categorias da empresa pública, deflagrada na noite de quarta-feira (26).

Foto: Divulgação
Veja a sentença


A decisão liminar foi da ministra Maria Cristina Peduzzi, do Superior Tribunal do Trabalho, decidida há pouco (veja imagem). Ela também determinou que o descumprimento da decisão da instância superior acarretará multa diária de R$ 100 mil aos sindicatos que desrespeitarem.

Os funcionários dos Correios reclamam direitos trabalhistas e mudanças de urgência na estatal, como remanejamentos e a proposta de demissão até de servidores concursados. Nos últimos meses, o presidente da empresa, Guilherme Campos, alerta que o caixa da estatal tem rombo bilionário, devido a gestão temerária nos últimos anos, e as medidas de cortes - e o programa de demissão voluntária - são imprescindíveis para a sobrevivência da empresa.