Esplanadeira: mudanças no SBT, terra para coca na Bolívia e o luto de Saturnino

Esta é a seção com as curtinhas do dia da Coluna direto de Brasília

Atrás da telinha

O SBT mudou a composição societária nas emissoras em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. É o ‘patrão’ Silvio Santos cuidando dos herdeiros. Saiu decreto presidencial no último dia 23 para “Modificação de quadro diretivo”.

La coca!

A Assembleia Nacional da Bolívia aprovou a Lei Geral da Coca enviada por Evo Morales. Num remendo parlamentar, para festa geral dos cocaleros, os 10 mil hectares autorizados a mais para plantio da folha de coca subiram para 22 mil.

La coca 2!

A oposição acusa Evo de incentivar oficialmente o narcotráfico. A lei permite o uso da folha in natura como matéria prima para comésticos, remédios e indústria alimentícia. Mas a produção acaba indo quase totalmente para a fabricação da droga.

Rota certa

Nesta quinta, a Polícia Civil de Brasília prendeu uma dupla foi com 20 kg de cocaína. Estavam vindo da... Bolívia. Conforme a Coluna publicou, autoridades da Bolívia apontam o Brasil como rota de 80% da droga produzida no país vizinho.

Remanescentes

Não é só o INSS que abriga petistas. O Ministério do Desenvolvimento Agrário nomeou André Rodrigues Veras como Coordenador Geral de Benefícios Previdenciários. Veras, ligado ao PT, foi noemado pelo então ministro da Previdência Carlos Gabas, em abril de 2015, como presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social.

Voltou

O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) recontratou seu chefe de gabinete, Talma Bauer. Ele se licenciou por meses após o escândalo que o ligou à jornalista Patrícia Lélis. Ela acusa Feliciano de tentativa de estupro no apartamento funcional. O STF investiga.

Luto

O ex-prefeito carioca e ex-senador Saturnino Braga está de luto. Faleceu sua mulher Eliana, com quem foi casado por 62 anos.