Cozinheiro revelação: entre a realidade brasileira e o sonho francês

Premiado como cozinheiro revelação, João Diamante está conquistando o mundo. Ele é protagonista de uma história de superação, talento e o desejo de promover equilíbrio social

O Chef de cozinha João Diamante foi premiado como cozinheiro revelação de 2017
Foto: Divulgação
O Chef de cozinha João Diamante foi premiado como cozinheiro revelação de 2017

Brilhante trajetória! João Diamante é um baiano que virou Chef de cozinha e está ganhando o mundo. Aos 7 anos de idade começou a assar pães, às escondidas, em uma padaria. Entre o misto de alimentar a paixão e ajudar nas contas de casa, o menino nunca mais largou o gosto pela culinária. Com muito empenho e cobrança da mãe, João Diamante conseguiu completar os estudos em escolas públicas.

Leia também: Novo Diretor Criativo da Louis Vuitton é um estilista negro

Foto: Divulgação
João Diamante despertou curiosidade até do lendário Chef Alain Ducasse

“Quando cheguei aos 18 anos pude entrar para a Marinha. Foi lá que vi uma cozinha industrial pela primeira vez. No quartel trabalhei como ajudante de cozinheiro. Certo dia o Chef principal faltou e aí tive a oportunidade de cozinhar para comandantes e autoridades públicas”. Felizmente a comida agradou a todos e o seu trabalho foi reconhecido. Incentivado pelo comandante do batalhão, João decidiu se especializar no assunto.

Leia também: Conheça Maria Alice Guedes, a estrelinha de “Malhação: Vidas Brasileiras”

Foto: Divulgação
João Diamante criou o projeto social Diamantes na Cozinha

Enquanto estudava, João passou pela cozinha do Iate Clube do Rio de Janeiro e foi selecionado entre os estudantes de Gastronomia, para atravessar o Atlântico e fazer um estágio no Le Junes Verne, o restaurante da Torre Eiffel, em Paris. Mesmo sem dominar o idioma francês, João Diamante voltou a se destacar: seu trabalho despertou curiosidade até do lendário Chef Alain Ducasse (dono de um império gastronômico que contabiliza 23 restaurantes em sete países, sendo três deles tri-estrelados).