Incêndios no Pantanal: região tem pior outubro da história, segundo Inpe

Número mais alto anterior para o mês era de 2002, quando foram registrados 2.761 pontos de fogo, segundo monitoramento do instituto

Foto: Agência Brasil
Com 2.825 pontos de incêndio, Pantanal tem pior outubro da história, indicam dados do Inpe

Mesmo ainda faltando três dias para o final do mês, o Pantanal  já tem o pior mês de outubro em focos de incêndio da história. Do primeiro dia do mês até ontem, quarta-feira (28), foram registrados 2.825 pontos de fogo no bioma, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O recorde até então para o mês era de 2002, quando haviam sido registrados 2.761 focos. As altas nos números de outubro vêm depois de o bioma ter a pior quantidade de incêndios mensais na história, independente do mês, em setembro. A alta neste ano já é de 68%.

Seca na região 

O Pantanal enfrenta a sua pior seca em 47 anos, o que contribui para o alastramento do fogo e a dificuldade no combate. Apesar da chuva vista recentemente, especialistas alertam que ele deve demorar a se recuperar.

Histórico 

O Pantanal também registrou o pior julho e o segundo pior agosto da história. Em setembro, este ano se tornou o pior em pontos de fogo no Pantanal, que, até 2018, era o bioma mais preservado do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).