Fogo de Santelmo: veja imagens impressionantes deste raro fenômeno meteorológico
Vídeo foi compartilhado por tripulação da aeronave britânica; apesar de não ser perigoso, evento informa sobre possibilidade de tempestade próxima
Por iG Último Segundo |
11/10/2020 12:22:11Na última semana, a tripulação de um avião militar do Reino Unido capturou imagens de um raro fenômeno meteorológico em uma região próxima ao Equador. O evento, conhecido como Fogo de Santelmo, se parece com uma "chuva de raios" e foi registrado de dentro da aeronave.
"Este fenômeno elétrico não é perigoso, mas normalmente quer dizer que você está cercado por uma tempestade", escreveu a Força Aérea na publicação feita nas redes sociais com o vídeo do evento, capturado pela aeronave C-17.
Ainda de acordo com o texto, as imagens foram filmadas durante voo pela Zona de Convergência Inter Tropical, conhecida por circundar toda a Terra, próxima da linha do Equador, e por ser o local em que as correntes de ar vindas do Norte e do Sul convergem.
This is what the office looks like to a @99Sqn C-17 crew navigating their way through the ITCZ (Inter Tropical Convergence Zone) at night! The electrical weather phenomenon of St Elmo’s Fire isn’t dangerous, but it usually means you’re surrounded by storms! ⚡️ #99Sqn #C17 #RAF pic.twitter.com/d1YrWUqMMR
— 99 Squadron RAF (@99Sqn) October 5, 2020
Segundo a enciclopédia Britânica, o fenônemo, que também é conhecido como descarga de corona , é "comumente observado na periferia das hélices e ao longo das pontas das asas, pára-brisa e nariz de aeronaves voando na neve seca, em cristais de gelo ou perto de tempestades".
O Fogo de Santelmo é normalmente visto durante tempestades de raios quando o solo abaixo está carregado de eletricidade e há uma alta voltagem elétrica no ar entre a terra e as nuvens. "Essa voltagem faz com que as moléculas de ar sejam destruídas, o que faz o gás dentro delas brilhar", explicou o engenheiro elétrico Willian Beaty, em entrevista à rede de TV ABC.