Manifesto apoiado por 1230 cientistas contesta políticas ambientais de Bolsonaro

Artigo foi publicado na última segunda-feira (3) na tradicional Nature Ecology & Evolution, revista científica britânica

Foto: Amazônia.org
Proteção e restauro de ecossistemas terrestres é uma das linhas de ação de manifesto publicado por cientistas

Um manifesto de alerta sobre o “desmantelamento das políticas socioambientais” do Brasil foi publicado, na última segunda-feira (3), na Nature Ecology & Evolution, tradicional revista científica do Reino Unido. Sob o título “Ajude o Brasil a restaurar a governança de serviços ecossistêmicos globalmente importantes”, o artigo colheu assinaturas de 1.230 cientistas de diversas áreas em apoio à causa.

Os autores são pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Pablo Borges de Amorim, Carolina Levi, Guilherme Mazzochin, Marina Hirota e Nivaldo Peroni), da Universidade Estadual de Campinas (Adriana Manhães e Bernardo Flores), da Universidade Federal de Alagoas (João Vitor Campos Silva) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Charles Clement).

O manifesto foi publicado com a intenção de desencadear uma pressão externa sob o governo Bolsonaro . “Quando  houve as queimadas na Amazônia , teve uma grande pressão dos países e de acordos internacionais que ajudou a reduzir os incêndios. Foi quando o governo acionou as Forças Armadas para ajudar a combater os incêndios ilegais. Por essa pressão, a gente consegue ações mais imediatas”, disse Carolina Levi em entrevista ao site da UFSC.

Continua após a publicidade

Soluções

Além de criticar as políticas ambientais do país, os cientistas propõem soluções com base em três linhas de ação: o desenvolvimento de agroindústria sustentável; proteção e restauro de ecossistemas terrestres, de água doce e marinhos; e fortalecimento dos direitos dos povos indígenas e tradicionais.