Garoto usa barco para fugir de incêndio na Austrália
Reprodução/Allison Marion
Garoto usa barco para fugir de incêndio na Austrália


A falha em combater a crise do clima é o maior risco para humanidade, segundo o Global Risk Report , relatório divulgado durante o Fórum Econômico Mundia l, evento que começou na última terça-feira (21), em Davo s, na Suíça. As mudanças climáticas são colocadas como grande ameaça ao mundo e à economia por líderes de todo o globo.

O relatório de riscos é publicado desde 2007, e jamais teve tantas questões ambientais listadas. Quatro dos cinco riscos com maior potencial da lista estão relacionados à questão climática . O único fora desse contexto é a proliferação de armas de destruição em massa.

“A mudança climática está atingindo o mundo de forma mais dura e mais depressa do que se previa. As consequências no curto prazo perfazem uma emergência planetária. As implicações são catastróficas, amplas e intercruzadas. Pior ainda, a complexidade do sistema climático implica em que alguns impactos ainda sejam desconhecidos”, diz trecho do relatório.

Leia também: Greta diz que "nada foi feito" pelo clima, critica imprensa e cobra países ricos

Prejuízo

Além do risco à vida, tema bastante disseminado, o Global Risk Report aborda também, e principalmente, a questão dos impactos econômicos da crise do clima . Em 2018, por exemplo, desastres naturais renderam um prejuízo de 165 bilhões de dólares.

A expectativa para 2020 é de uma maior colaboração dos países para atingir as metas propostas pelo Acordo de Paris , até porque a projeção é de que a humanidade precisa cortar as emissões de CO2 até 2030 para ter chances de cumpri-las.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!