Ricardo Salles planeja criar Secretaria da Amazônia
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Ricardo Salles planeja criar nova secretaria em Manaus


O ministro do Meio Ambiente , Ricardo Salles , planeja inaugurar uma nova Secretaria da pasta no “coração da Amazônia ”, termo utilizado por ele para se referir a Manaus . Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Salles disse que a previsão é de que órgão seja ativado ainda em fevereiro.

“A ideia é instituirmos um escritório, uma representação permanente do Ministério do Meio Ambiente no coração da Amazônia, que é a Manaus. Mas aí precisa ver a questão da burocracia. Se é mais fácil a gente fazer uma subdivisão daquelas secretarias que já existem, ter um braço delas lá, ou criar uma própria para ficar lá com essa missão de preservação específica só da Amazônia”, explicou.

A Secretaria da Amazônia cuidará de questões como a bioeconomia e o ecoturismo, além do sistema de pagamento por serviços ambientais, espécie de compensação para donos de propriedades que contribuem com a preservação.

Leia também: Focos de queimadas na Amazônia cresceram 30% em 2019 com relação ao ano anterior

“Não só produtores, mas gente que tem propriedade com reservas extrativistas ou locais ali que têm o ecoturismo e que podem receber um recurso por pagamentos por serviços ambientais do governo e de entidades estrangeiras que queiram participar, ser patrocinador dessa conservação”, disse o Ministro.

Um dos principais objetivos de Salles na Amazônia é movimentar a bioeconomia, na busca de atrair representantes das indústrias farmacêuticas e de cosméticos. “Fazer pesquisa é difícil, registrar patente é difícil então nós precisamos facilitar isso tudo”, afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!