Incêndio avança em parque estadual no Pará e ameaça sítio arqueológico
Parque estadual de Monte Verde está em chamas desde sábado (05)
Uma equipe de militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santarém, na região oeste do Pará, foi deslocada para o município de Monte Alegre na manhã deste domingo (6), para ajudar no combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual de Monte Alegre.
Leia também: Amazônia precisa do 'fogo de Deus' e não do ateado por interesses, diz Papa
O incêndio começou nesse sábado (5) e destrói parte da área conhecida como Serra da Lua, um dos sítios arqueológicos do parque estadual.
As equipes no local estão fazendo um levantamento para saber a dimensão da área atingida e ter uma noção do alcance do fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros , as chamas estão em progressão mais lenta, já que estão contra o vento, o que favorece a ação das equipes de combate. Ainda esta tarde, um segundo grupo de militares será deslocado de Santarém, levando mais equipamentos.
Leia também: Bolsonaro determina urgência em investigação sobre óleo no Nordeste
Monte Alegre
O município de Monte Alegre, que fica a cerca de 3h30 em viagem de balsa de Santarém, é conhecido pelo seu potencial arqueológico. O parque estadual de Monte Alegre pertence à Área de Proteção Ambiental Paytuna, e está sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).