Combate às mudanças climáticas vai paralisar cidades de todo o mundo

Cidadãos de todo o mundo se preparam para ir às ruas nesta sexta feira (20), para protestar contra mudanças climáticas





Greve Global pelo Clima vai paralisar cidades em todo o mundo
Foto: Fábio Vieira/FotoRua/Agência O Globo - 14.6.19
Greve Global pelo Clima vai paralisar cidades em todo o mundo



Em protesto por ações de combate às mudanças climáticas , cidadãos de todo o mundo irão às ruas nesta sexta feira (20), data em que acontecerá a Greve Global pelo Clima. Com o objetivo de dar visibilidade à situação de colapso ambiental que ocorre em diversas partes do planeta , a Coalizão pelo Clima, uma frente ampla composta por 70 organizações ambientalistas , coletivos, movimentos sociais, centrais sindicais e ativistas, está impulsionando manifestações em todas as regiões do Brasil .

Atos estão marcados em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Alagoas, Bahia, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e em outros estados das cinco regiões do país. Confira detalhes das manifestações aqui.

Leia também: Greve Geral pelo Clima acontece nesta sexta em São Paulo

Continua após a publicidade

Formada por organizações como Greenpeace, Lute pela Floresta, Famílias pelo Clima, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e partidos como Psol, PT e Rede, a Coalizão é inspirada no movimento Fridays for Future (Sextas-feiras pelo Futuro), criado por Greta Thunberg , uma jovem ativista sueca de 16 anos.

Desde o ano passado, todas as sextas-feiras, Greta passou a protestar diante do parlamento sueco em defesa da “Greve escolar pelo Clima ”, movimento que se espalhou rapidamente entre estudantes de diversos países europeus que passaram a exigir enfaticamente ações de combate às mudanças climáticas .

Leia também: Secretário-geral da ONU faz alerta contra catástrofe climática

Segundo Ricardo Serra, integrante da Coalizão pelo Clima , há um consenso entre a comunidade científica e ativistas ambientais de que as drásticas mudanças climáticas , assim como o aquecimento global , resultam de processos de destruição ambiental causados pelos seres humanos.

A Greve Global pelo Clima ocorre em um momento em que a atenção mundial está voltada para o Brasil devido às queimadas na Amazônia , causadas por fazendeiros da região. A devastação da maior floresta tropical do mundo é acompanhada pelas políticas e declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que desde o início de seu governo despreza e critica a pauta ambiental .