Tamanho do texto

Cidadãos de todo o mundo se preparam para ir às ruas nesta sexta feira (20), para protestar contra mudanças climáticas





Greve Global pelo Clima vai paralisar cidades em todo o mundo arrow-options
Fábio Vieira/FotoRua/Agência O Globo - 14.6.19
Greve Global pelo Clima vai paralisar cidades em todo o mundo



Em protesto por ações de combate às mudanças climáticas , cidadãos de todo o mundo irão às ruas nesta sexta feira (20), data em que acontecerá a Greve Global pelo Clima. Com o objetivo de dar visibilidade à situação de colapso ambiental que ocorre em diversas partes do planeta , a Coalizão pelo Clima, uma frente ampla composta por 70 organizações ambientalistas , coletivos, movimentos sociais, centrais sindicais e ativistas, está impulsionando manifestações em todas as regiões do Brasil .

Atos estão marcados em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Alagoas, Bahia, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e em outros estados das cinco regiões do país. Confira detalhes das manifestações aqui.

Leia também: Greve Geral pelo Clima acontece nesta sexta em São Paulo

Formada por organizações como Greenpeace, Lute pela Floresta, Famílias pelo Clima, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e partidos como Psol, PT e Rede, a Coalizão é inspirada no movimento Fridays for Future (Sextas-feiras pelo Futuro), criado por Greta Thunberg , uma jovem ativista sueca de 16 anos.

Desde o ano passado, todas as sextas-feiras, Greta passou a protestar diante do parlamento sueco em defesa da “Greve escolar pelo Clima ”, movimento que se espalhou rapidamente entre estudantes de diversos países europeus que passaram a exigir enfaticamente ações de combate às mudanças climáticas .

Leia também: Secretário-geral da ONU faz alerta contra catástrofe climática

Segundo Ricardo Serra, integrante da Coalizão pelo Clima , há um consenso entre a comunidade científica e ativistas ambientais de que as drásticas mudanças climáticas , assim como o aquecimento global , resultam de processos de destruição ambiental causados pelos seres humanos.

A Greve Global pelo Clima ocorre em um momento em que a atenção mundial está voltada para o Brasil devido às queimadas na Amazônia , causadas por fazendeiros da região. A devastação da maior floresta tropical do mundo é acompanhada pelas políticas e declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que desde o início de seu governo despreza e critica a pauta ambiental .