Uma baleia jubarte morreu após encalhar na praia de Coutos, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (30). O animal foi encontrado vivo por moradores da região de Ferroviário, que estiveram no local para jogar água nela enquanto o resgate não chegava.
Leia também: Golfinho ferido é transportado em garupa de moto e devolvido ao mar; assista
Segundo a Prefeitura de Salvador, equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e do Instituto Baleia Jubarte atuam para tirar a baleia , de cerca de 15 metros de comprimentos e 39 toneladas, da praia. O instituto também coletou amostras, a fim de realizar exames que possam apontar a causa da morte do animal.
Enquanto tentava ajudar o mamífero, um morador da região chegou a ser ferido após ser atingido por um movimento brusco do animal . A suspeita é de que o homem tenha fraturado uma perna.
Leia também: Moradores flagram acasalamento de baleia-albina em Florianópolis
O caso aconteceu um dia após outra baleia jubarte ter sido encontrada morta em uma praia no bairro de Plataforma, também em Salvador. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, cerca de 320 mil baleias jubarte devem passar pelo litoral baiano, durante a época de reprodução.