Bombeiros combatem 'tornado de fogo' em incêndio no Canadá; assista ao vídeo
Fenômeno raro chegou a mais de 60 metros de altura e derreteu a mangueira de uma equipe do corpo de bombeiros da Colúmbia Britânica, no Canadá
Por iG São Paulo |
20/09/2018 15:48:02Um raro “tornado de fogo” foi filmado na região da Colúmbia Britânica, no Canadá , por uma bombeira que atuava no combate de um incêndio florestal. Segundo o Guardian, o fenômeno mostra a intensidade e o perigo de todos os incêndios que têm atingido o oeste do país durante os meses do verão.
Leia também: 'Diabo da neve', tornado raro é flagrado por polonês e viraliza; assista ao vídeo
“O tornado de fogo destruiu nossa linha”, escreveu Mary Schidlowsky em seu Instagram, onde publicou o vídeo. “Ele jogou troncos em chamas em nossa direção por 45 minutos e colocou nossa mangueira de mais de 30 metros no ar antes de derretê-la”.
Na filmagem, toda a equipe é vista tentando combater o tornado, que chegou a mais de 60 metros de altura. Assista ao vídeo que chocou muitos internautas:
O caso pode ser definido como um fenômeno relativamente raro. Ele acontece quando o calor do fogo do incêndio e a temperatura do solo se combinam, criando uma elevação e, apesar do nome, é diferente de um tornado.
“É parecido com um ‘redemoinho de poeira’ que você vê em estacionamentos”, explicou Forrest Tower, porta-voz do corpo de bombeiros da região. “Detritos e partículas estão sendo sugadas e, combinados com o ar quente do centro, formam um turbilhão de fogo visível”.
O incêndio florestal atingiu 20,8 mil hectares no dia 19 de agosto, e a região continua com pontos de fogo. Contudo, a situação passou a ser classificada como “sendo controlada”, ou seja, os bombeiros não esperam que volte a crescer como no mês passado.
Leia também: Incêndios na Grécia deixam pelo menos 60 mortos e mais de 150 feridos
Série de incêndios que causou o ‘tornado de fogo’ no Canadá
O caso viralizou nas redes sociais e chamou a atenção para o problema dos incêndios florestais, que atingiram fortemente a Colúmbia Britânica nos meses de verão no hemisfério norte. Em uma combinação de temperaturas acima da média e tempo seco, o primeiro-ministro da região, John Horgan, decretou estado de emergência.
Leia também: Queda de meteorito em Michigan causa terremoto nos EUA e no Canadá
Mais de 1,3 milhão de hectares foram queimados nessa temporada, que passou a ser considerada a pior em toda a história da província. Mais de 600 incêndios simultâneos foram registrados, enquanto outros 397 ainda estão ativos. Mais fenômenos como o ‘ tornado de fogo ’ não foram vistos no Canadá.