Pessoas com aracnofobia podem acrescentar mais uma tática para evitar a presença de aranhas ao seu redor
Reprodução/Leanda Mason
Pessoas com aracnofobia podem acrescentar mais uma tática para evitar a presença de aranhas ao seu redor

Muitas pessoas têm fobia de aranhas, a chamada aracnofobia. Sendo assim, tudo o que elas não querem é a presença de um desses aracnídeos perto de si, certo? Então, se você faz parte desse grupo, cientistas da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, têm uma ótima notícia: suas roupas podem ajudar a afastar as aranhas de você.

Leia também: Aos 43 anos, morre a aranha mais velha do mundo em esconderijo na Austrália

De acordo com o portal britânico The Sun , biólogos analisaram indivíduos da espécie aranha-de-jardim e descobriram algo muito útil às pessoas com aracnofobia . Eles perceberam que os aracnídeos são atraídos pela cor verde, contradizendo o senso científico de que as aranhas não são capazes de enxergar cores.

Enquanto nós, humanos, temos uma visão tricromática (ou seja, enxergamos as cores vermelho, verde e azul), esses aracnídeos têm uma visão dicromática e percebem apenas verde e ultravioleta. Sendo o verde sua cor favorita, logo, evitar usar roupas desta cor pode ser uma boa tática para não atrair estes bichos para o seu corpo.

“Isso significa que elas são basicamente daltônicas, mas são sensíveis à luz no comprimento de onda verde”, explicou George Uetz, professor da universidade. Além disso, a pesquisa com 1,2 mil aranhas em laboratório revelou mais detalhes sobre o sistema visual destes animais.

Leia também: Homem coloca fogo na própria casa ao tentar matar aranha com um maçarico

Pessoas com aracnofobia: atenção para evitar as aranhas

Quem tem aracnofobia pode ter novas formas de evitar a presença dos animais; na foto, aranha da espécie redback spider
Wikimedia Commons
Quem tem aracnofobia pode ter novas formas de evitar a presença dos animais; na foto, aranha da espécie redback spider



Segundo a Universidade divulgou em seu site, parece que a aranha-de-jardim também é capaz de adaptar seus olhos conforme as estações do ano mudam. "O que faz muito sentido porque quando você observa o inverno, por exemplo, não há folhas nas árvores, então existe um grande espectro de luz", disse Uetz.

"Mas conforme as estações mudam, as folhas aparecem e tudo fica verde. Uma aranha tem que ser capaz de ver o contraste contra vários fundos de cor", completou.

Leia também: Fóssil de aranha com cauda de escorpião é encontrado após 100 milhões de anos

Se você tem aracnofobia , então pode esperar novas descobertas do professor Uetz que podem te ajudar a manter esses animais a uma certa distância. Isso porque ele e sua equipe pretendem continuar pesquisando a visão dos bichos. "Precisamos prestar mais atenção à neurobiologia de seus olhos. Temos que entender o que suas retinas fazem", declarou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!