Países chegam a acordo para limitar gases do efeito estufa

Pacto representa primeiro sinal da comunidade internacional de que tentará cumprir os objetivos do Acordo de Paris para reduzir emissões de HFCs
Foto: Unep/ Divulgação
Presidente da 28ª reunião das Partes do Protocolo de Montreal, Vincent Biruta fecha acordo para redução de gases

Quase 200 países chegaram neste sábado (15) a um acordo para limitar o uso de hidrofluorcarbonetos (HFCs), gases que estão entre os principais causadores do efeito estufa. 

O pacto foi acertado em Kigali, capital de Ruanda, e representa o primeiro sinal da comunidade internacional de que tentará cumprir os objetivos do Acordo de Paris. Segundo o que foi acertado, será definido um teto para as emissões de HFCs, que serão reduzidas gradualmente pelos países desenvolvidos, incluindo os Estados Unidos, a partir de 2019.

LEIA MAIS:  Temer desembarca na Índia para participar de reunião do Brics

Já as nações em desenvolvimento, como a China, maior poluidora do planeta, começarão a diminuir suas emissões a partir de 2024. Além disso, um pequeno grupo de países, entre eles Índia e Paquistão, pressionou para iniciar as reduções em 2028, alegando que suas economias precisam de mais tempo para crescer.

Os hidrofluorcarbonetos são gases muito usados em aparelhos de ar condicionado e refrigeradores. Além disso, são bastante presentes em aerossóis.

Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2016-10-15/paises-chegam-a-acordo-para-limitar-gases-do-efeito-estufa.html