Tamanho do texto

Resgate foi o maior no transporte de felinos em cativeiro da história; animais foram encontrados famintos e maltratados

O Dia

Iron foi o primeiro leão a ser solto na África do Sul e correu para se esfregar nas árvores
Reprodução/Facebook
Iron foi o primeiro leão a ser solto na África do Sul e correu para se esfregar nas árvores

Uma operação organizada pela ONG Animal Defenders International (ADI) para levar 33 leões para a reserva natural Emoya, na África do Sul, em uma mega jornada de avião e caminhão terminou com sucesso neste domingo (1º).

Os animais resgatados de circos na América do Sul na última quarta-feira (30) estão bem, segundo a organizadora norte-americana da ADI. Shakira, Zeus, Amazonas, Rolex, Simba e outros felinos chegaram ao santuário que possui 5 mil hectares de savana fechados e estão descansando.

"Que jornada! Nossos 33 leões passaram sua primeira noite sob o céu africano e como nossa equipe, estão exaustos dessa jornada épica. Palavras não podem descrever quão fantástico é ver os leões em casa, aonde eles pertencem", publicou o grupo em sua página oficial no Facebook. 

De acordo com a ONG, a operação batizada de "Espírito de Liberdade" foi a maior no transporte de felinos em cativeiro da história. 

Os animais foram encontrados famintos e com sinais de maus tratos. Um deles perdeu o olho e outro está quase cego. Como muitos tiveram os dentes quebrados, perderam suas garras e alguns têm problemas de saúde ficam impedidos de sobreviver na natureza e a reserva é a melhor opção para ficarem em paz e seguros.

Leões resgatados de circos e levados para África do Sul foram encontrados famintos e maltratados
Reprodução/Facebook
Leões resgatados de circos e levados para África do Sul foram encontrados famintos e maltratados

Na última semana, os organizadores compartilharam um vídeo dos animais e pediram ajuda para levá-los de volta para o território africano. O custo foi de US$ 10 mil por felino. Em 2011 e 2013, Peru e Colômbia adotaram , respectivamente, leis que proíbem animais selvagens em espetáculos circenses. Dos 33 felinos, 24 estavam em circos nos países.