Pesquisadores turcos acreditam que encontraram o sarcófago de São Nicolau - santo da Igreja católica eternizado como Papai Noel . A descoberta foi feita em escavações em Demre, antiga cidade de Mira.
Ebru Fatma Findik , professora da Universidade Mustafa Kemal de Hatay e líder das escavações, explico que, agora, querem encontrar mais detalhes no sarcófago, como inscrições, para ajudar a entender detalhes do sepultamento e em que época ocorreu,
Igreja de São Nicolau
O sarcófago foi encontrado em uma igreja destinada a São Nicolau , alvo de escavações desde 1989. A igreja tem dois andares, e o sarcófago estava dentro do prédio.
O design do sarcófago condiz com os designs da região, de várias épocas diferentes. Ele mede cerca de dois metros de comprimento, e parte dele ainda está enterrada a cerca de 2 metros de profundidade.
“Algumas fontes sugerem que São Nicolau foi enterrado perto da área sagrada da cidade portuária de Mira. O fato de termos encontrado um sarcófago próximo à igreja, que se acredita abrigar seu túmulo, pode indicar que esta é realmente a área sagrada que procurávamos”, explicou a professora.
São Nicolau
O bispo Nicolau nasceu em 280 e morreu em 350. Ele nasceu em Mira e tinha origem grega, e era conhecido pela piedade e gentileza. Ele viajava pelo campo ajudando pobres e doentes, usando a riqueza que tinha para ajudar.
Quando Nicolau morreu, acabou sendo santificado por ordens do imperador Teodósio II. Ele ordenou a construção da igreja de São Nicolau, e o corpo dele foi exumado e reenterrado lá. Mas existem boatos que, no Século XI, fora levado para Basília de São Nicolau em Bari, Itália.